Saiba quem tem DIREITO às COTAS do PIS/PASEP; saque pode ser feito na hora?

Entenda como funciona o procedimento

O Governo Federal já disponibilizou os valores para os trabalhadores que possuem cotas do PIS/Pasep. Isto é, o grupo de trabalhadores que se encaixam nas condições necessárias para recebimento, já podem retirar o dinheiro, caso tenham saldo positivo em conta. Segundo os dados divulgados pelo Governo, são mais de R$20 bilhões disponibilizados.

Assim sendo, milhares de trabalhadores sequer sabem sobre a possibilidade de resgate do dinheiro acumulado. Isso porque, antes, as regras para saque eram outras. No entanto, é possível consultar, imediatamente, se existe algum valor disponível em conta, para assim, solicitar o resgate e sacar o benefício. Contudo, é necessário entender quais são os critérios exigidos para esse procedimento.

PIS PASEP
Valores disponíveis / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que são as cotas do PIS/Pasep

Antes de mais nada, o PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), são dois benefícios disponibilizados pelo Governo Federal, que abrangem os trabalhadores brasileiros caracterizados no regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Isto é, trata-se de um dos diversos direitos do trabalhador.

Assim sendo, os pagamentos acontecem de forma gradativa, a depender do calendário anual disponibilizado pelo Governo. Acontece, portanto, que diversos trabalhadores que atuaram entre os anos de 1971 e 1988, possuem saldo positivo em conta há anos, e que por algum motivo, não realizaram o saque. O maior ponto para esse “esquecimento”, acontece em virtude das regras.

Isso porque, antes, para retirar o dinheiro, o indivíduo precisava constatar algumas situações, como em casos de doenças e/ou invalidez. Acontece, portanto, que as novas regras dispostas no ano de 2020, permite que esses servidores solicitem o resgate dos valores. Ao todo, são cerca de 10,6 milhões de trabalhadores com dinheiro disponível.

Veja também: FGTS pode ser sacado de forma integral se ISSO acontecer; confira o passo a passo para resgatar

Como consultar e solicitar o saque

Antecipadamente, como já mencionado, somente os trabalhadores que atuaram entre 1971 e 04 de outubro de 1988, podem realizar as etapas para resgate dos valores. Portanto, para aqueles que se encaixam nessa condição, o processo para solicitar o benefício é um tanto quanto simples, e pode ser feito de maneira completamente virtual, em poucos minutos.

Desse modo, a primeira etapa é baixar o aplicativo do FGTS (bityli.com/qzXXd), disponível para Android e IOS. Em seguida, é realizar login, utilizando os dados pessoais solicitados nos campos do app. Feito isso, basta conferir se existe saldo disponível para resgate. Caso a resposta seja sim, a última etapa consiste em apenas cadastrar uma conta para envio do dinheiro. O prazo pode variar das regras da instituição.

Ademais, a conta escolhida é de preferência do indivíduo. Assim, mediante à transferência, o valor fica livre para uso. Contudo, para aqueles que preferem realizar o resgate presencial, é necessário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, e solicitar ajuda de um servidor da Instituição. Por fim, para mais dúvidas, consulte a central de ajuda disponível no aplicativo do FGTS.

Veja também: Governo informa que FGTS Futuro poderá ser utilizado a partir DESTA data