saiba quando receber seu pagamento e evite surpresas
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma ajuda valiosa para idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Essa assistência é garantida pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e, por isso, é um suporte importante que merece atenção.
Atualmente, o BPC se iguala ao valor do salário mínimo, que é de R$ 1.518,00. Vale lembrar que esse benefício não contempla o 13º salário, pensões ou o FGTS. Ele funciona como uma assistência social, diferente de aposentadorias e pensões oferecidas pelo INSS, o que é bom ter em mente.
Para os meses de setembro e outubro, é essencial ficar atento ao cronograma de pagamentos. A data de recebimento varia de acordo com o dígito do número do benefício. Assim, quem tem o final 1 recebe o pagamento no dia 24 de setembro, enquanto o 2 recebe no dia 25 e assim por diante. Por exemplo, o dígito 4 terá o valor liberado no dia 29 de setembro, e o 0 no dia 7 de outubro.
Como acompanhar o BPC
Acompanhar o BPC é fácil com a ajuda do aplicativo Meu INSS, acessível em celulares e computadores. Para usar, é preciso acessar com o login da conta GOV.BR, inserindo o CPF e a senha. Depois disso, é só ir até o menu “Extrato de Pagamento” para verificar a data e o valor que será recebido.
Se você precisar de um comprovante, pode baixá-lo e até imprimi-lo. Fique ligado, pois o pagamento desse mês começa no dia 16 de setembro. É uma boa ideia entrar no sistema frequentemente para checar as informações. Se houver alguma dúvida, você pode entrar em contato pela Central 135, onde profissionais estão prontos para ajudar.