Saiba QUANDO e COMO ligar para o INSS; confira os canais de atendimento

INSS possui central de atendimento para pessoas que precisam de auxílio.

O INSS disponibiliza várias formas de contato para as pessoas que precisam resolver algum tipo de problema. A mais utilizada delas é a maneira presencial e também as formas online.
Contudo, muitas pessoas não gostam de resolver questões importantes de maneira online. Por esse motivo, o órgão também disponibiliza um número no qual o interessado pode telefonar para entrar em contato com a autarquia. 

Saiba QUANDO e COMO ligar para o INSS; confira os canais de atendimento
Interessado podem ser atendidos pelo telefone – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

INSS disponibiliza Central de Atendimento

O Meu INSS disponibiliza o telefone 135 para quem deseja solicitar ajuda com algum benefício do órgão. Assim, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixa sua Central de Atendimento com várias equipes para auxiliar os segurados do órgão. 

Esse processo faz parte de uma iniciativa da Previdência Social com o objetivo de automatizar e também aplicar os canais e equipes de atendidos, mesmo que haja muito espaço para as melhorias. 

Assim, por ser considerado um serviço essencial de utilidade pública, as chamadas de voz são gratuitas. Isto independente se serem realizadas de telefones públicos ou fixos. Feitas pelo celular, o curto é igual a uma ligação local. 

O processo para usar esse meio de comunicação do órgão é bastante simples e pode ser feito de maneira rápida. Veja a seguir todos os passos necessários para receber ajuda com sua questão. 

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Passo a passo

O primeiro ponto para entrar em contato com a equipe é digitar os três números, ou seja, 135 e concluir a chamada. Feito isso, o número comenta sobre os custos da ligação. Caso não concorde, basta desligar o telefone. Se deseja seguir, basta permanecer na linha. 

Depois disso, é necessário informar o CPF para continuar resolvendo sua questão. Vale lembrar que se quiser fazer uma denuncia anônima, basta digitar asterisco (*). 

Ao informar o seu CPF, a gravação irá falar o número de protocolo do contato. Anote esse dado. Se não conseguir acompanhar, basta apertar 1 para ouvir novamente. Feito isso, é só manter-se na linha para prosseguir com o atendimento. 

Haverá então cinco opções de atendimento para o cliente. Veja a seguir cada um deles e qual botão será necessário apertar 

  • Resultado da perícia médica – número 1
  • Consulta de local e data do pagamento – número 2
  • Outros serviços – número 3 
  • Elogio, sugestão, reclamação ou denúncia – número 4
  • Falara com um atendente – número 0.

As pessoas que escolherem a opção de número 3, ainda são apresentadas a mais uma grupo de opções. Elas são as seguintes:

  • Consultar andamento de um pedido – aperte 1
  • Cancelar um requerimento – aperte 2
  • Solicitar uma cópia do processo – aperte 3
  • Receber informações e orientações – aperte 5 

É importante lembrar que para ser atendida, a pessoa precisa respeitar o horário de atendimento do órgão. Por isso, é importante saber que ele funciona de segunda a sábado, das 7 horas às 22 horas, de acordo com o horário de Brasília. Fora deste horário, o funcionamento ocorre apenas de maneira eletrônica, não estando disponível os funcionários. 

Vale destacar também que existem algumas pessoas que não conseguem entrar em contato com o órgão através do celular. Este erro ocorre, na maioria das  vezes, com quem possui o plano controle. Assim, o problema não é na central de atendimento, mas sim na operadora utilizada. 

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