Saiba onde encontrar mais dinheiro esquecido do Banco Central; brasileiros já estão sacando!

Programas do governo devolvem dinheiro esquecido por brasileiros

Muitos brasileiros se animaram com a notícia que o Banco Central (BC) devolveria cerca de R$ 8 bilhões que foram esquecidos em bancos e instituições financeiras.

O Sistema Valores a Receber (SVR) do BC O beneficiará 28 milhões de pessoas na primeira fase. Destes, 26 milhões são Pessoas Físicas (PF). O restante – 2 milhões – será destinado a Pessoas Jurídicas (PJ) que já foram identificados no sistema bancário por meio do site (https://valoresareceber.bcb.gov.br/).

Dinheiro esquecido pode ser resgatado / Foto: Agência Brasil – José Cruz

Banco Central

As consultas para saber quem tem direito são feitas no mesmo site. Caso tenha algum valor a receber, já é informada a data para acesso da restituição. O recurso só poderá ser transferido se você tiver uma conta criada no site ou aplicativo do GOV.BR (https://www.gov.br/pt-br).

Não tem direito a nenhum valor? Não fique triste, porque essa será só a primeira fase de restituição. O BC informou que, no dia 2 de maio inicia uma segunda fase de pagamentos, e que pretende incluir outras fontes.

Veja o que foi liberado na primeira fase:

– Obrigações, parcelas e tarifas, referentes a operações cobradas indevidamente, previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;

– Rateio de sobras líquidas e cotas de capital de beneficiários de cooperativas de crédito;

– Recursos de grupos de consórcio encerrados;

– Contas encerradas com saldo disponível.

Veja também: Repescagem dos Valores a Receber do Banco Central: Perdeu o prazo? Veja todas as datas

O que deve ser incluído na segunda fase?

– Obrigações, parcelas e tarifas, referentes a operações cobradas indevidamente, previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;

Mas não é só no Banco Central que você pode ter recursos esquecidos. Saldos de outros programas sociais, também estão sendo devolvidos. Saiba aqui onde pode procurar:

Abono salarial PIS

O trabalhador tem o prazo de até 5 anos para resgatar o abono salarial PIS depois que ele é liberado. Caso não seja retiro, o dinheiro será devolvido ao Ministério do Trabalho.

Segundo a Caixa Econômica Federal, milhões de brasileiros possuem quantias para saque, já deixaram de sacar o benefício em anos anteriores.

FGTS

A Caixa informou que existe dinheiro esquecido no FGTS, mas ainda não repassou os valores. Já existe a chamada revisão do FGTS, que possibilita alterar o índice usado para corrigir o fundo por outro que acompanhe a inflação, no entanto o processo aguarda julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF).

Mesmo assim, o trabalhador já pode simular gratuitamente o quanto vai receber por meio da calculadora LOIT FGTS (https://fgts.loitlegal.com.br) e já entrar com ação junto a um Juizado Especial Federal.

Fundo PIS/Pasep

Cerca de R$ 23,5 bilhões estão aguardando por resgate.  Mais de 10 milhões de trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988 através do chamado Fundo PIS/Pasep. Consulte se você tem direito no site da Caixa Econômica Federal (https://www.caixa.gov.br/cotapis).

Veja também: Brasileiros podem encontrar mais dinheiro esquecido desta forma: Veja como consultar e sacar os valores