Saiba o que esperar do novo CICLONE EXTRATROPICAL: vai ser pior que o último? Prepare-se!

Quais estados serão afetados pelo novo ciclone extratropical que passa pelo Brasil nesta semana? Confira a previsão do tempo atualizada.

Novo ciclone extratropical passa pelo Brasil nesta semana! É isso mesmo: até a próxima segunda-feira, o fenômeno climático deve causar efeitos inegáveis em diversas regiões do Brasil. Nesse sentido, se você reside nestas áreas, é importante tomar cuidado desde já. Afinal de contas, o ciclone pode resultar em reflexos bastante perigosos, como inundações, desabamentos de encostas e até mesmo alagamentos de vias e estradas.

Sendo assim, surge a dúvida: onde os efeitos do novo ciclone extratropical serão sentidos com mais intensidade? E, ainda mais importante: como se proteger dos principais reflexos deste importante fenômeno climático? Abaixo, você pode conferir a resposta de todas estas perguntas. Veja também as cidades que já sofrem em decorrência do ciclone, e confira a previsão do tempo atualizada para o fim de semana.

Tudo sobre o novo ciclone extratropical! Foto: divulgação
Tudo sobre o novo ciclone extratropical! Foto: divulgação

O que é um ciclone extratropical?

Antes de mais nada, devemos explicar o que significa “ciclone extratropical” e por que estes fenômenos acontecem. No Brasil, é importante lembrar, os eventos climáticos mais severos, como os ciclones, são relativamente raros.

No entanto, isso não significa que eles são impossíveis! Em toda a história registrada do Brasil, o país passou por diversos ciclones, e alguns deles resultaram na morte de algumas pessoas. Por isso, todo cuidado é pouco.

Em 2023, por exemplo, um ciclone extratropical aconteceu no início de julho, trazendo grandes transtornos para os estados da Região Sul, particularmente o Rio Grande do Sul. Portanto, como se formam estes fenômenos?

“Ciclones são tempestades tropicais formadas em centros de baixa pressão, áreas associadas à formação de nuvens, à umidade e a tempestades. A instabilidade nessas áreas provoca uma intensa movimentação do ar convergente no seu centro, concentrando umidade e calor”, explica um artigo do site Brasil Escola.

Veja também:  Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil foi APROVADA? Saiba a verdade

Todos os ciclones extratropicais são perigosos?

Diferentemente do que muita gente imagina, os ciclones extratropicais nem sempre são perigosos. De antemão, podemos dizer que o nível de perigo destes fenômenos varia de acordo com a área de formação.

Logo, os ciclones que se formam sobre o oceano são menos perigosos, e os que começam sobre o continente, têm um potencial destrutivo bem mais amplo.

“Ciclones extratropicais no Oceano Atlântico se formam toda semana, dezenas deles às vezes. Mas é comum que se formem perto do polo sul, muito distante. Por isso não mencionamos na previsão do tempo – um ciclone extratropical a mil quilômetros da costa não vai causar nenhum efeito para a população”, explica Estael Silas, meteorologista da plataforma MetSul.

Novo ciclone extratropical acontece nesta semana!

Um novo ciclone extratropical deve passar pelo Brasil ainda nesta semana, a partir desta quinta-feira (27 de julho). O fenômeno, definitivamente, causará efeitos bastante graves em diversos estados, particularmente na Região Sul.

Desta vez, o ciclone extratropical começou a ser formado entre a Costa Sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai. No decorrer dos próximos dias, o fenômeno deve se encaminhar em direção ao oceano. Mas, até lá, os cidadãos da região Sul devem tomar muito cuidado com seus efeitos.

Os reflexos do novo ciclone extratropical serão sentidos, primordialmente, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Desde o início da semana, ambos os estados sofrem com chuvas fortes.

Além dos efeitos na Região Sul, o ciclone deve ocasionar reflexos importantes em outras áreas do Brasil. Na região Sudeste, por exemplo, o afastamento do fenômeno resultará em uma considerável frente fria, com temperaturas reduzidas e chuva no fim de semana.

Novo ciclone extratropical deixa dezenas de cidades sem luz

Um dos efeitos mais prevalentes dos ciclones extratropicais é a queda de energia nas cidades afetadas. Afinal de contas, os ventos com alta velocidade podem ocasionar o desabamento de árvores e postes de energia que, por sua vez, podem danificar cabos, conectores e mais.

É por isso que, com a passagem do novo ciclone extratropical, 12 cidades do Rio Grande do Sul ficaram sem luz. Até hoje, milhares de consumidores sofrem com a falta de energia.

“A situação deste ciclone gerou uma enorme interrupção no fornecimento de energia, com casos resolvidos rapidamente. Mas ainda há relatos de comunidades sem luz, o que não pode ser aceitável”, explicou o governador Eduardo Leite em um papo com a imprensa.

Como fica a previsão do tempo para o fim de semana?

Até a passagem da frente fria, no próximo fim de semana, todos os estados da Região Sudeste terão temperaturas elevadas e clima seco. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, por exemplo, o tempo estará perfeito para quem deseja visitar a praia.

Na região Sul, por outro lado, a previsão é de chuva e frio antes e durante a passagem do ciclone. Após o afastamento do fenômeno, a temperatura da região também deve passar por um considerável aumento.

Já na região Centro-Oeste, o baixo nível de umidade do ar acende um sinal de alerta entre os especialistas em meteorologia. Além disso, as altas temperaturas devem incrementar de maneira ainda mais expressiva os reflexos da baixa umidade. Portanto, se você reside nessa região, vale a pena se hidratar com frequência.

O novo ciclone extratropical, finalmente, não deve influenciar o clima das regiões Nordeste e Norte. Ambas as áreas ainda sofrem influência da massa de ar seco que se encontra estacionada sobre o país, com temperaturas acima de 30 graus em diversos estados. Chuvas passageiros devem acontecer apenas no litoral do Nordeste e em algumas áreas do Amazonas.

Veja também:  Cursos GRÁTIS e a distância da Fundação Bradesco: mais de 50 opções DISPONÍVEIS

Como se proteger do novo ciclone extratropical?

Agora que você já sabe quais estados brasileiros serão afetados pelo novo ciclone extratropical, é hora de conferir algumas dicas para se proteger do fenômeno. Abaixo, temos algumas das principais recomendações dos especialistas; confira:

  • Alagamentos: Evite contato com as águas das inundações, não dirija veículos em locais alagados, evite passar por pontes submersas e pontilhões, fique mais em casa, redobre a atenção com as crianças, e não permaneça perto do leito de rios;
  • Deslizamentos: Verifique a estrutura da sua residência, procurando por rachaduras e abalos; não fique perto de postes e árvores; fique atento a qualquer movimento de terra próximo de sua residência; siga as orientações da Defesa Civil;
  • Vendavais: Se você estiver ao ar livre, busque um local mais abrigado, e se você já estiver em um local abrigado, feche todas as janelas.

Por fim, vale lembrar que o novo ciclone extratropical, de acordo com os especialistas em meteorologia, não terá efeitos tão graves quanto os do anterior.