Saiba quando será possível SACAR a RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda 2023: grupo terá prioridade

A restituição do Imposto de Renda 2023 será paga em cinco lotes e começa no dia 31 de maio. Confira quem tem direito a receber antes e veja como sacar a quantia.

O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2023 já começou, por isso os contribuintes de todo o país que são obrigados a declarar devem se preparar. É preciso prestar atenção as informações declaradas e ficar atento ao prazo final.

Aqueles que fizerem o envio antes e tiverem direito a receber a restituição, vão ter o pagamento priorizado. Além disso, este ano a Receita Federal adotou dois critérios para a liberação da restituição antecipada. Confira as datas e fique atento!

A restituição do Imposto de Renda será paga em maio. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quando será possível sacar a restituição do IR?

O prazo para a declaração do Imposto de Renda já começou e vai até o dia 31 de maio. Dessa forma, as pessoas que precisam realizar a declaração devem ficar atentas às datas para que não percam nenhum dos prazos e recebam a restituição do tributo.

A Receita Federal disponibilizou duas novidades para a restituição do Imposto de Renda deste ano: os contribuintes que enviaram a declaração do tributo pelo modelo pré-preenchido e aqueles que informaram o Pix para receber os valores terão prioridades no pagamento.

O pagamento da restituição será feito em cinco lotes, de acordo com uma determinada ordem de prioridade, confira:

  • Primeiro grupo: idosos a partir dos 80 anos;
  • Segundo grupo: idosos a partir dos 60 anos, pessoas com doenças e moléstia grave;
  • Terceiro grupo: contribuintes com a fonte de renda maior do magistério;
  • Quarto grupo: contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e/ou pelo recebimento através do Pix;
  • Quinto grupo: demais contribuintes.

A Receita Federal ainda ressalta que apesar do pagamento ser dividido por grupos, o principal critério de desempate para que a restituição seja paga de forma mais rápida é a data e a hora da entrega da declaração. Sendo assim, vale a pena entregar a sua declaração o quanto antes. Mas tenha cuidado para que a pressa não acabe favorecendo erros, confira todos os dados antes do envio definitivo.

Confira também: COMEÇOU: veja como baixar a declaração pré preenchida do Imposto de Renda e economize tempo

Imposto de Renda: Datas de pagamento da restituição

Para este ano, a Receita Federal continuou utilizando o cronograma de liberação da restituição de forma similar a como aconteceu nos últimos três anos. O pagamento será dividido em cinco lotes e a primeira liberação acontece no dia 31 de maio. Confira as datas:

  • 1º lote: 31 de maio de 2023;
  • 2º lote: 30 de junho de 2023;
  • 3º lote: 31 de julho de 2023;
  • 4º lote: 31 de agosto de 2023;
  • 5º lote: 29 de setembro de 2023.

Vale ressaltar ainda que o valor da restituição é corrigido pela taxa Selic, que foi acumulada a partir do mês de maio até o mês anterior ao pagamento, de forma a aumentar mais de 1% no mês do depósito.

Além disso, o pagamento da restituição é depositado na conta bancária informada pelo contribuinte no momento da declaração, de forma direta por chave Pix. Neste caso, a chave Pix informada deve ser necessariamente o CPF do contribuinte.

Saiba mais: Saque do FGTS e abono do PIS-Pasep devem ser declarados no Imposto de Renda 2023?