Rombo na conta de luz pode ser por este motivo; brasileiros ignoram e sofrem consequências!

Rombo na conta de luz motivo: Confira o eletrodoméstico que pode estar aumentando o valor de sua conta! Veja também como resolver o problema.

Em 2021, muitos brasileiros se surpreenderam com um verdadeiro rombo na conta de luz, o que causou problemas sérios para grande parte da população. Mas afinal, por que isso acontece? No ano passado, o aumento esteve relacionado à seca e à diminuição dos níveis de reservatórios do Brasil inteiro. Mas com a volta das chuvas, a situação energética se regularizou, e o valor das contas acabou diminuindo, para a alegria de muita gente.

Mesmo assim, uma boa parte dos brasileiros continua sofrendo com o rombo na conta de luz. Mas em 2022, esse rombo acontece por um motivo bem diferente, e está relacionado a um eletrodoméstico essencial para muitos estados. Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre esse problema, suas causas e como resolvê-lo.

Rombo na conta de luz pode ser por este motivo;
Imagem: Divulgação

Rombo na conta de luz – Qual é o motivo?

Você sabia que um ar-condicionado suja consome muito mais energia que um ar-condicionado limpo? Isso acontece devido à diferença da quantidade de energia necessária para permitir a saída de ar em diversos estágios de limpeza e sujeira. Quando o eletrodoméstico fica sujo, é necessário uma quantidade maior de energia para permitir a saída do ar e impedir o entupimento das válvulas, filtros e peças.

Sendo assim, é sempre recomendada a higienização do ar-condicionado. O melhor método é investir em uma limpeza profissional, que não atua apenas na parte externa do aparelho, mas também em seu interior. Esse processo de higienização deve ser realizado pelo menos uma vez a cada seis meses. No caso de aparelhos de alta utilização, essa limpeza deve ser feita com ainda mais frequência.

Veja também:  Não recebeu desconto na conta de luz este mês? Veja como solicitar ou resolver o problema

Outro problema do ar-condicionado

Além de aumentar o valor da conta de luz pela sujeira, o ar-condicionado pode gerar um verdadeiro rombo por sua má utilização. Muitos brasileiros não sabem, por exemplo, que é possível diminuir o consumo de energia do aparelho ao manter as portas e janelas fechadas. Ao manter o ambiente do ar-condicionado completamente fechado, a economia na conta de luz é garantida – já que a troca de ar frio do cômodo com o ar quente do ambiente externo também é evitada.

Junto com a diminuição no rombo da conta de luz, essa dica também aumenta o tempo de vida do ar-condicionado e diminui os desgastes do aparelho. A explicação científica é bastante simples: quando mais quente estiver um ambiente, mais energia será necessária para resfriá-lo. Mais energia, nesse caso, significa um valor maior na conta de luz.

Outras dicas para evitar o rombo na conta de luz

Se o ar-condicionado é uma necessidade em sua rotina, e você não deseja fazer gastos excessivos com a conta de luz, uma boa dica é optar por aparelhos mais modernos, que costumam gastar menos energia por contarem com a tecnologia Inverter. É possível economizar até 60% de energia em relação aos aparelhos tradicionais.

Além disso, vale a pena verificar quais funções existem no aparelho em questão. Muitos ar-condicionados contam com a função sleep, que reduz em até 70% o consumo de energia no período noturno. Isso acontece pois o ar-condicionado não precisa funcionar na potência máxima para resfriar ambientes à noite.

Veja também: O que preciso para receber o Auxílio Brasil, Tarifa Social e Vale-gás? veja os requisitos!