Robôs produzem cerveja com resultados surpreendentes
Embora a gente costume associar as inteligências artificiais a tarefas como organizar dados e editar textos ou imagens, elas têm um potencial muito maior. Um exemplo interessante é o surgimento, em 2016, da primeira cerveja criada por uma máquina. Essa inovação foi lançada pela IntelligentX Brewing Company, que usou um algoritmo capaz de ajustar as receitas com base no feedback dos consumidores, segundo relatos da revista Wired.
Com o passar do tempo, essa ideia ganhou força e várias cervejarias começaram a usar robôs para desenvolver novas receitas. Essa mudança está revolucionando a fabricação da bebida, que sempre se baseou em métodos tradicionais.
Fábricas em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, buscam aperfeiçoar suas receitas e otimizar a logística com o uso de ferramentas de IA. Isso traz um novo desafio, já que muitas dessas inovações podem deixar de lado aquelas receitas centenárias que eram o grande chamariz para o público.
E a aceitação dessa novidade tem sido positiva. A revista britânica The Economist mencionou que muitos consumidores estão receptivos a essas receitas sugeridas por robôs, com vários cervejeiros confirmando o sucesso das criações.
Cervejas feitas com IA: confira as marcas
Para quem pensa que o uso de IA na produção de cervejas é algo restrito às marcas menores, saiba que empresas de grande porte também estão na onda. Enquanto algumas fábricas usam robôs apenas para analisar receitas e indicar melhorias, outras vão além, desenvolvendo todos os aspectos de seus produtos, desde as receitas até os rótulos e designs, com a ajuda dessas tecnologias.
Entre as marcas que se destacam nesse novo cenário, podemos citar:
- Beck’s Autonomous
- Prussia Bier A.I. Black IPA
- St. Austell Brewery IPA “Hand Brewed by Robots”
- Artesanais da Coedo Brewery
- Species X Beer Project
Com essa popularização das cervejas criadas com a ajuda de robôs, fica claro que essa tendência pode vir a dominar o mercado em breve. Isso não vai mudar apenas a maneira como as bebidas alcoólicas são feitas e comercializadas, mas pode também influenciar a produção de outros tipos de produtos.