Rio de Janeiro forma primeira turma de professores indígenas

O Rio de Janeiro acaba de dar um passo importante na educação indígena. Recentemente, 16 estudantes do Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, localizado na aldeia Sapukai, em Angra dos Reis, receberam seus diplomas de magistério. Essa conquista é fruto de uma colaboração entre a Secretaria de Educação do estado e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Nesse projeto, a secretaria trouxe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um guia das aprendizagens essenciais para a educação básica no Brasil, do infantil ao médio. A UFF ficou encarregada da parte técnico-pedagógica dessa formação inovadora.

A secretária de Educação, Roberta Barreto, não escondeu a satisfação com a conquista. Segundo ela, esse é um momento histórico para a educação no estado. “É um grande orgulho promover essa reparação histórica. O nosso colégio é considerado o maior colégio indígena do Rio. Parabéns a todos os graduados que agora podem lecionar em sua própria escola e em outras da rede”, celebrou.

Durante a cerimônia, os presentes puderam vivenciar várias manifestações culturais, como um cântico sagrado, uma palestra sobre a luta pela educação indígena, uma apresentação de capoeira e, claro, a entrega dos tão aguardados certificados.

Com uma trajetória de apenas dois anos, o diretor da escola, Domingos Júnior, ressaltou o impacto positivo na educação indígena do estado. “A comunidade está contente. Estamos vivenciando uma reparação histórica na educação dos povos originários, que merecem todo o respeito e seus direitos garantidos”, afirmou.

Tânia Borges, diretora pedagógica da Sul Fluminense, também comentou sobre a importância dessa formação. “Ter a primeira turma de magistério indígena no estado é uma oportunidade única. Essa formação não só vai ajudar a difundir a cultura e os saberes, como também permite que os indígenas sejam ensinados em suas línguas, o guarani mbyá e o português.” É um passo significativo para a valorização e preservação das culturas indígenas na educação.