RG: novo documento obrigatório tem prazo MÁXIMO para ser solicitado

De acordo com o Governo Federal, o novo RG já pode ser solicitado pelos habitantes de alguns estados. Confira o prazo.

O RG (Registro Geral) é considerado um dos documentos mais importantes do país. Por meio deles, é possível identificar os brasileiros. O número da carteira de identidade é solicitado quando alguém vai fazer o cadastro em um processo seletivo, ou concurso público, por exemplo. Além do mais, é solicitado em consultas e exames médicos e até para entrar em alguns estabelecimentos. 

Mas, o Governo Federal optou por mudar as regras do RG. Então, os brasileiros devem se adaptar às novas normas e emitir a versão atualizada do documento. Vale destacar que existe um prazo para que as mudanças sejam feitas. Quando ele se encerrar, o Registro Geral deixa de ser usado no país. Outro ponto importante é que a nova carteira de identidade poderá substituir outro documento. Continue lendo esta matéria para saber como emiti-la. 

RG
Saiba quem pode pedir o novo RG – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Afinal, quem pode solicitar o novo RG? 

Antes de mais nada é importante deixar claro qual é a utilidade do novo RG. Em 2022, o Governo Federal publicou uma nova portaria solicitando a substituição do documento. Conforme já mencionado, a carteira de identidade é única e ajuda os brasileiros em cadastros, ou outras situações em que ele precisa provar que é ele mesmo. Por essa razão, cada pessoa tem o seu próprio número do Registro Geral. 

Outro número importante para os brasileiros é o CPF (Cadastro de Pessoa Física). Originalmente, era usado para determinar tudo relacionado à vida financeira do contribuinte. Ou seja, se ele está em dia com suas dívidas, com a Receita Federal, entre outros. Com o tempo, o número do CPF passou a ser inserido no Registro Geral. O número também passou a ser usado para identificar o brasileiro. 

Ou seja, existem dois documentos, que possuem as mesmas finalidades. Por essa razão, o Governo Federal criou a CIN (Carteira de Identidade Nacional). Por meio dela, os brasileiros deixam de usar o número do RG. Apenas o número do CPF será válido. Vale destacar que o prazo para emitir a CIN é até 2032. 

A intenção é de que a mudança seja feita de forma gradual. Conforme os brasileiros precisarem de novos documentos, seja por conta de segunda via ou nascimento de novas pessoas, a CIN será emitida. Originalmente, era para todos os estados emitirem a CIN. Porém, elas só podem ser solicitadas em alguns lugares, confira a lista. 

  • Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Goiás;
  • Mato Grosso;
  • Minas Gerais;
  • Pernambuco;
  • Piauí;
  • Paraná;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Sul;
  • Santa Catarina.

Veja também: Outubro está chegando: veja as PREVISÕES para TODOS os signos no próximo mês!

CIN poderá ser usada como passaporte 

Outro fato interessante do novo RG é que ele poderá ser usado como passaporte. Naturalmente, ele não irá substituir o documento de viagens. Na verdade, a CIN será usada em países que fazem parte do Mercosul – bloco de países da América do Sul. Assim, a população pode circular livremente. Confira os países: Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Veja também: Ar-condicionado permite que você saiba QUANTO você está gastando de energia diariamente: conta de luz alta NUNCA MAIS