RG: novo documento dos brasileiros tem data MÁXIMA para ser emitido? Tire suas dúvidas!

Os cidadãos brasileiros já podem contar com a data máxima para a emissão do novo RG, o documento de identificação pessoal oficial vigente em território nacional.

É um tanto quanto provável que você já tenha ouvido falar no novo RG (Registro Geral). Agora, o RG em questão trata-se do novo documento de identificação pessoal oficial dos cidadãos brasileiros, e possui vigência obrigatória em todo o território nacional.

Para melhor entender, o novo RG foi oficialmente anunciado no ano de 2022, e conta com uma série de vantagens aos cidadãos brasileiros, incluindo as novas formas de segurança para evitar que os indivíduos contem com a clonagem de dados e demais tipos de fraude.

No entanto, ainda que o documento já esteja em vigor, tem-se uma dúvida um tanto quanto comum: o novo RG já é obrigatório? Para a surpresa de muitos, já existe uma data para que o documento seja indispensável para todos, e cada um deve atentar-se extremamente às normas locais, evitando grandes problemas.

RG novo
Como funciona a nova CIN / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Novo RG chega com tudo para os brasileiros, mas qual a diferença em relação ao antigo?

Todo mundo sabe que os documentos de identificação pessoal são indispensáveis para toda e qualquer pessoa. Isto é, para que um indivíduo se torne-se um cidadão, ele precisa, no mínimo, portar um RG e um CPF, o Cadastro de Pessoa Física.

Bem, na verdade, pelo menos era assim até o ano de 2022, tendo em vista as mudanças proporcionadas pelo novo RG. De uma forma mais clara, o novo RG tem como principal objetivo unificar as documentações descritas anteriormente, evitando a necessidade de porte de vários documentos em mãos.

Para melhor entender, agora, o novo RG conta com a numeração do CPF como única, ou seja, não existe mais um número específico para o RG e outro para o CPF. Além disso, uma outra mudança importante foi dada justamente ao nome.

Melhor dizendo, agora, não existe mais um RG e um CPF, existe apenas a CIN, a nova Carteira de Identidade Nacional. Ela conta com um padrão de emissão único para todo o território local, evitando as mudanças estaduais que, antes, implicavam no formato do documento.

Veja também: Ainda tem DINHEIRO ESQUECIDO para ser resgatado; veja como consultar seu CPF

E qual o prazo máximo para a emissão?

Assim que a nova CIN foi anunciada, muitos ficaram sem entender qual o prazo limite para garantir a emissão do documento. No entanto, é preciso ter em mente que os cidadãos ainda terão um tempo para que se adaptem à nova documentação.

De forma mais clara, em relação ao processo interno de emissão, ou seja, à obrigatoriedade dos estados em ofertarem a nova CIN, vale dizer que isso já está valendo. De acordo com as informações do Governo Federal, os estados devem aderir à CIN até o fim de setembro.

Por outro lado, a troca só é obrigatória em casos específicos, como por exemplo:

  • Perda do documento;
  • Validade do documento;
  • Rasura;
  • Falhas nos dados;
  • Entre coisas do tipo.

Entretanto, todos os cidadãos locais têm até o ano de 2032 para realizar a troca definitiva. Isso porque o decreto oficial só passa a valer após 10 anos da publicação, que aconteceu no ano de 2022, como dito anteriormente. 

Veja também: CPF na Nota Fiscal vai render BOLADA no mês de setembro aos gaúchos; veja a data do sorteio