RG atual deixa de ser válido? Veja como solicitar a nova Carteira Nacional de Identidade

Carteira Nacional de Identidade vem para substituir o RG atual; veja mais informações!

Um dos documentos mais importantes para os brasileiros hoje em dia é, sem dúvidas, o RG, ou o Registro de Identidade. Por meio dele é possível fazer a identificação de uma pessoa e conferir dados pessoais, como ano e local de nascimento, filiação, nome completo, dentre outros.

No entanto, o atual documento como conhecemos está com os seus dias contados. Isso ocorre porque o Governo Federal já havia anunciado que a partir deste segundo semestre os cidadãos poderiam passar a contar com uma nova versão do documento, a Carteira Nacional de Identidade. Veja mais a seguir.

RG atual deixa de ser válido? Veja como solicitar a nova Carteira Nacional de Identidade
Carteira Nacional de Identidade substituirá RG atual aos poucos / Imagem: Divulgação.

O que muda na nova Carteira Nacional de Identidade?

Uma das principais modificações que a nova Carteira Nacional de Identidade (CID) trará em relação ao atual RG é a padronização do número para a identificação de uma pessoa. Mas como assim? 

Atualmente, o RG possui um número de identificação. Cada pessoa tem o seu próprio número, que consta na parte de trás do documento. No entanto, é possível que uma mesma pessoa possua mais de um número. Isso ocorre porque cada estado da Federação é responsável, quando realiza a emissão de um RG, de inserir o número. 

O problema reside no fato de que, caso uma mesma pessoa solicite o documento em estados diferentes, ela terá números diferentes. Essa é uma questão delicada que gera obstáculos para uma melhor filtragem de informações pelo Governo, uma vez que abre uma brecha para fraudes ou então a duplicidade, por exemplo.

Além disso, outro fator que pode ter motivado a decisão é que isso pode causar confusões para a própria pessoa, que pode possuir cadastros em sites, instituições ou outros com números de RG diferentes, caso ela tenha solicitado vias em estados diferentes. 

Por isso, a nova Carteira Nacional de Identidade irá se desvincular desta emissão por estado. Agora, o número utilizado no lugar será o de CPF. 

Veja também: Novo RG começa a ser emitido na próxima semana: Quem tem direito de fazer? É gratuito?

O RG atual deixa de ser válido?

No entanto, é importante destacar que o RG atual não perderá a sua validade instantaneamente. O projeto prevê que a nova Carteira Nacional de Identidade substitua aos poucos o documento atual. Com isso, o RG ainda permanecerá com a validade por 10 anos, ou seja, até o ano de 2032.

Contudo, alguns estados já se preparam para começar a emitir o novo documento a partir de agosto. Assim, a população dos seguintes estados já poderá passar a contar com a possibilidade de solicitar a nova Carteira: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Acre, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal.

Quanto aos demais estados, eles só passarão a fazer a emissão a partir do ano que vem.

Veja também: Qual prazo máximo de validade do antigo RG? Confira as regras oficiais do novo documento