REVOLUÇÃO econômica! Novidade no PIX promete ACABAR com cartões de crédito; entenda

Banco Central anuncia importante novidade no Pix! Saiba tudo sobre a atualização e confira como ela poderá acabar com os cartões de crédito.

Novidade no Pix acaba de ser anunciada pelo Banco Central! É isso mesmo: em um papo recente com a imprensa, Roberto Campos Neto, o presidente do BC, confirmou uma atualização importantíssima para este método de depósitos e pagamentos. A novidade, de acordo com a análise de diversos especialistas em economia e finanças pode, inclusive, extinguir os cartões de crédito no território brasileiro.

Atualmente, é importante lembrar, os cartões de crédito são responsáveis pela maior parte das dívidas dos brasileiros – o que não é uma surpresa, já que suas taxas de juros são altíssimas. Nesse sentido, a novidade no Pix que pode acabar com os cartões de crédito tem tudo para ser uma ótima notícia para muita gente! Com isso em mente, veja abaixo tudo que você precisa saber sobre a novidade no Pix.

Saiba tudo sobre a grande novidade do Pix! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br
Saiba tudo sobre a grande novidade do Pix! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Pix bate mais um recorde em 2023!

Volta e meia, o Pix bate recordes de transferências, estabelecendo-se como o método de pagamento mais utilizado pelo público nacional.

No dia 4 de agosto, por exemplo, o sistema de transferências instantâneas do Banco Central ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 140 milhões de transações em apenas 24 horas.

Neste dia, 142,4 milhões de transferências via Pix foram feitas para usuários finais. Além disso, de acordo com o Banco Central, a alta demanda do público não prejudicou o funcionamento do sistema, que atuou com estabilidade em todo o decorrer do dia.

O número supera – de longe – a quantidade de operações realizadas por cartões de crédito e débito, além das tradicionais transferências via DOC e TED.

Anteriormente, o recorde mais recente do Pix havia sido registrado em 7 de julho, quando 134,8 milhões de transações foram realizadas em um único dia.

Veja também:  Nucoin de GRAÇA para clientes Nubank; ATIVE agora as criptos e aproveite o rendimento!

Quais são as vantagens do Pix?

O Pix, para quem não se lembra, foi oficialmente implementado em novembro de 2020. Seu sistema, por outro lado, começou a ser desenvolvido ainda durante o governo de Michel Temer.

Atualmente, o Pix já conta com 151,9 milhões de usuários. 139,4 milhões são pessoas físicas, e 12,5 milhões são pessoas jurídicas.

Nesse sentido, surge a dúvida: afinal de contas, quais são as vantagens do Pix? Abaixo, você pode conferir alguns dos exemplos mais importantes:

  • Praticidade: As transferências do Pix caem automaticamente na conta dos destinatários;
  • Gratuidade: Para as pessoas físicas, os pagamentos via Pix são completamente gratuitos;
  • Versatilidade: O Pix pode ser utilizado para o pagamento de diversos tipos de operações financeiras;
  • Facilidade: Qualquer pessoa pode cadastrar uma chave Pix rapidamente e, em seguida, começar a enviar ou receber pagamentos;
  • Funcionamento: O Pix funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive nos fins de semana e nos feriados.

Banco Central anuncia grande novidade sobre o Pix

Na última semana, Roberto Campos Neto, o presidente do Banco Central, anunciou uma novidade importantíssima sobre o Pix! Essa novidade, como citamos anteriormente, tem tudo para extinguir os cartões de crédito.

Estamos falando, é claro, sobre o “Pix Crédito”, uma modalidade de Pix há muito aguardada pelo público brasileiro.

O anúncio foi realizado na última sexta-feira, 11 de agosto. De acordo com Roberto Campos Neto, a nova modalidade do Pix poderá substituir os cartões de crédito para diversos tipos de compras virtuais, oferecendo grandes vantagens para os usuários.

“Você vai juntar o Pix e outros produtos, lembrando que você vai poder começar a poder fazer crédito no Pix, então, em algum momento, no futuro, você não precisará ter cartão de crédito, poderá fazer tudo no Pix”, afirmou Campos Neto, em um evento realizado pela Associação Comercial do Paraná, em Curitiba.

Como funciona o Pix Crédito?

Roberto Campos Neto não explicou como funcionará o Pix Crédito. Ao que tudo indica, a nova modalidade de Pix terá a mesma premissa dos cartões de crédito tradicionais: os usuários farão compras a prazo e, eventualmente, pagarão uma fatura com todos os valores gastos.

Como o Pix Crédito ainda não foi oficialmente lançado, detalhes sobre potenciais custos e taxas também não foram divulgados. Resta aguardar para conferir como funcionará essa nova modalidade de crédito!

De antemão, podemos dizer que, provavelmente, o Pix Crédito oferecerá aos usuários taxas de juros bem menores que as dos cartões de crédito tradicionais.

Crédito do rotativo vai acabar?

No papo com a imprensa, Roberto Campos Neto, além de falar sobre a novidade do Pix, foi questionado sobre os juros rotativos dos cartões de crédito.

Anteriormente, o presidente do Banco Central havia afirmado que o rotativo seria extinto. Porém, no evento da Associação Comercial do Paraná, Campos Neto voltou atrás, dizendo que a proposta para o fim do rotativo “ainda não está pronta”.

“A nossa ideia era fazer um plano onde passasse por ter um parcelamento, ou seja, não ter o rotativo, de tal forma que a gente conseguisse equilibrar os números para o produto. Não temos os detalhes. Tomei um puxão de orelha depois que falei. Nos próximos dias, vamos ter um formato mais decisivo”, completou o executivo.

Veja também:  Banco do Brasil pode pagar R$ 4,5 MIL para brasileiros: confira a lista de CPFs aprovados

BC confirma outra novidade sobre o Pix

Além do Pix Crédito, que tem tudo para substituir o cartão de crédito nas operações financeiras digitais, o presidente do Banco Central confirmou também outra novidade sobre o Pix!

Ainda durante o evento da Associação Comercial do Paraná, Roberto Campos Neto citou a criação de um “agregador financeiro” – uma espécie de plataforma na qual os brasileiros poderão administrar e centralizar todos os produtos e serviços financeiros no mesmo ambiente virtual.

Trata-se de uma ótima novidade para os brasileiros que utilizam o Pix com frequência e, nesse meio tempo, desejam exercer um controle mais direto sobre os depósitos e transferências.

“No agregador financeiro, você não precisará mais ter um app para cada banco. Você poderá ter apenas um aplicativo, que vai centralizar todos os produtos com portabilidade e competitividade em tempo real”, disse o presidente do BC.

Campos Neto, no entanto, não citou uma data específica para o lançamento do agregador financeiro. Como citamos anteriormente, o mesmo pode ser dito sobre o Pix Crédito.

Provavelmente, mais atualizações sobre a novidade no Pix devem ser divulgadas nas próximas semanas. Fique de olho no Pronatec para conferí-las em primeira mão!