Revisão do INSS: guia COMPLETO sobre o que pode acontecer com o seu benefício

Uma nova revisão no INSS, sobre os benefícios previdenciário, está dando o que falar. É preciso, antes, saber ao certo a quem ela visa favorecer e quais são as regras.

Com bastante frequência novas decisões são acionadas no INSS, decisões estas que influenciam diretamente os seus beneficiários. Dentro desse cenário encontramos algumas mudanças legislativas, como o que ocorreu em 2019 determinando acontecimentos como as revisões dos benefícios.

Dessa forma, na matéria de hoje você conferirá um guia completo sobre o que é essa revisão, quem tem direito de passar por ela e ainda se há algum risco a ser acrescentado. Veja mais.

Revisão do INSS: guia COMPLETO sobre o que pode acontecer com o seu benefício
A Revisão da Vida Toda Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Tudo sobre a Revisão da Vida Toda

A Revisão da Vida Toda, nada mais é do que uma revisão no valor da aposentadoria do INSS para os brasileiros que fizeram contribuições previdenciárias maiores no passado e aposentaram-se com valores menores do que tinham direito. Essa ação calcula as contribuições previdenciárias afim de saber quais indivíduos podem aumentar a quantia do seu benefício.

Para saber se você tem direito a esse cálculo é preciso estar dentro das seguintes regras:

  • Ter se aposentado entre 29 de novembro de 1999 a 12 de novembro de 2019 e ainda contribuído com a previdência antes de julho de 1994;
  • Ter recebido a primeira parcela do seu benefício previdenciário há menos de 10 anos;
  • Ter uma remuneração maior antes de julho de 1994.

No entanto, ainda é necessário considerar que para solicitar a revisão do seu benefício é necessário buscar um advogado especialista qualificado na área afim de realizar devidamente os cálculos. Essa consulta é TOTALMENTE precisa antes da solicitação.

Feito isso o caminho, a ser tomado a seguir é abrir uma ação na justiça e solicitar, por meio de um advogado, mais uma vez, é claro. Reúna todos os documentos necessários como RG, CPF, comprovante de residência, informes de contribuições, carteira de trabalho, carnês, carta de concessão, etc. Tudo isso é importante se ter em mãos para abrir a ação.

Veja também: Revisão do FGTS irá MUDAR o fundo TOTALMENTE; prepare-se!

Vale a pena solicitar?

Para responder-lhe se vale a pena ou não essa solicitação você deve antes seguir os passos mencionados acima e realizar devidamente os cálculos das suas contribuições com um bom advogado da área, como dito anteriormente. Através desses cálculos irá ser verificado se você realmente está dentro das regras para ser beneficiado e acabar aumentando a sua renda mensal. Porém, quando você não cumpre com esse passo prévio corre o risco do seu benefício não amentar o valor, e ainda pior: segundo muitas informações o seu benefício pode até diminuir! Mas, não se sabe ao certo se isso é verídico. Outras fontes afirmam, por sua vez, que o beneficiário está protegido por uma barreira de irredutibilidade. Por isso, é muito importante resguardar-se e apenas solicitar a revisão da vida toda por meio de ação judicial quando você já tem certeza, mediante consulta e análise de um advogado, que o valor do seu benefício previdenciário irá, de fato, aumentar.

É válido ressaltar ainda que a revisão só está direcionada às aposentadorias por ser um aumento que visa as contribuições no passado.

Veja também: Justiça manda e INSS obedece: nova LIBERAÇÃO de pagamentos deverá acontecer em breve