Revisão da Vida Toda 2023: sua CHANCE de se aposentar com MAIS dinheiro no bolso

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social podem contar com uma excelente oportunidade que tem como objetivo garantir uma reanálise dos benefícios.

Como é de conhecimento geral, todo e qualquer cidadão brasileiro que cumpre com as regras impostas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem contar com a possibilidade de receber diversos benefícios propostos pelo írgão em questão.

Dentre essas regras impostas pelo INSS, portanto, destacam-se as contribuições voltadas à Previdência Social. Essas contribuições têm como objetivo fornecer o fundo de amparo ao trabalhador, que mediante o cumprimento das demais regras, portanto, podem ter acesso aos mais diferentes tipos de pagamentos.

Contudo, o que muita gente ainda não sabe, é que existe uma nova revisão que tem como foco aumentar o valor dos benefícios de milhões de cidadãos locais. Assim sendo, vale entender melhor como essa revisão acontece e quais as condições para solicitar.

Revisão da vida toda
Possibilidade de alteração nos benefícios / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saiba como funciona a nova revisão do INSS

Antes de mais nada, apesar de muita gente não saber da possibilidade, quando determinado segurado entende que o valor ofertado através do seu benefício é imcompatível com as suas contribuições, ele pode contar com algumas alternativas.

Melhor dizendo, a primeira delas é a revisão do INSS. A revisão consiste, basicamente, em propor ao Instituto uma reanálise do benefício. Em situações mais graves, é possível entrar com uma ação judicial, o que fará com que o INSS tenha que arcar com todos os pagamentos indevidos.

Dentre os mais diversos tipos de revisão, portanto, agora é possível contar com a chamada Revisão da Vida Toda. Esse tipo de revisão tem como foco, como o próprio nome menciona, considerar todas as contribuições realizadas ao decorrer da vida de um trabalhor.

Atualmente, o INSS considera apenas uma média das últimas contribuições, o que pode acabar sendo prejudicial para grande parte dos segurados. No entanto, é importante destacar que a Revisão da Vida Toda não é benéfica para todos os segurados.

Veja também: PRESENTE para aposentados e pensionistas do INSS: saiba tudo sobre a novidade hoje (18/07)

Saiba quando a revisão não é vantajosa aos segurados

Como pontuado nas últimas menções, a Revisão da Vida Toda pode ser um tanto quanto interessante para boa parte dos segurados, mas principalmente para aqueles que contribuíram com valores mais altos nos primeiros anos de trabalho ativo.

Em contrapartida, aqueles que contaram com as maiores contribuições ente os últimos 36 e 48 meses antes da concessão do benefício podem acabar lesados pela solicitação de revisão. Isso porque o INSS irá levar em conta uma média de todas as contribuições, logo, é até mesmo provável que o valor já ofertado ao segurado passe por uma redução.

Outro ponto importante é que a Revisão da Vida Toda não está disponível para todos os segurados. Isto é, somente aqueles que contaram com contribuições anteriores ao mês de julho de 1994 podem contar com a possibilidade. Além disso, o benefício também precisa ter sido ofertado entre 2013 e 2019.

Por fim, é possível conferir mais detalhes e sanar todas as demais dúvidas diretamente em contato com o INSS, através do site oficial (meu.inss.gov.br).

Veja também: PRESENTE para aposentados e pensionistas do INSS: saiba tudo sobre a novidade hoje (18/07)