Revalida: prazo para recurso de atendimento especial acaba na sexta

Os candidatos que participaram da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2025/2 e não conseguiram a aprovação nas solicitações de atendimento especializado têm até esta sexta-feira, dia 1º, para apresentar um recurso. Essa é uma chance importante, especialmente para aqueles que precisam de condições especiais durante a prova.

Para saber se a solicitação foi aprovada ou não, basta acessar o Sistema Revalida, gerido pelo Inep, que é o responsável por essa fase do exame que acontece no dia 19 de outubro. É fundamental que os candidatos estejam bem informados sobre seus resultados para conseguir tomar as melhores decisões.

O Revalida é uma avaliação importante para médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior que desejam atuar na medicina no Brasil. O exame tem como intuito garantir que essas pessoas possuam os conhecimentos e as habilidades necessárias para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando que a qualidade do atendimento médico no país seja equivalente àquela dos profissionais formados aqui.

Vale destacar que o Revalida não avalia a qualidade das instituições estrangeiras em si, mas sim o que é exigido para que o atendimento médico oferecido no Brasil esteja em conformidade com padrões de qualidade.

Recursos

Para quem precisar recorrer da decisão negativa no atendimento especializado, é importante que o candidato apresente um novo documento que comprove a necessidade de assistência, como, por exemplo, laudos médicos que atestem condições para pessoas com deficiência, gestantes, lactantes ou idosos.

Caso a documentação seja aprovada, o candidato garante um tempo adicional de 60 minutos no dia da prova. Se o recurso for negado, os candidatos ainda terão acesso aos recursos de acessibilidade que foram solicitados na inscrição, mas não contarão com o tempo extra nem com a calculadora.

Revalidação de diploma

O processo de revalidação é dividido em duas etapas: a teórica e a de habilidades clínicas. O Revalida acontece em duas edições anuais, e a preparação dos candidatos deve se basear na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina e nas normas da prática médica, que envolvem desde a atenção primária até a saúde comunitária.

O conteúdo da prova abrange diversas áreas da medicina, incluindo clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família. É um sistema que busca avaliar de forma abrangente todas as competências necessárias para um bom atendimento e para a atuação plena no cotidiano do SUS.