Tesla Registra Queda na Receita e Ações Após Resultados do Trimestre
A Tesla, empresa liderada por Elon Musk, reportou uma queda de 16% em sua receita automotiva no segundo trimestre, com vendas menores pelo segundo trimestre consecutivo. Os resultados não atenderam às expectativas de analistas, levando a um aumento na desvalorização das ações da companhia.
Os números apresentados mostraram que o lucro por ação ajustado foi de 0,40 dólares, um pouco abaixo da previsão de 0,43 dólares. Além disso, a receita total alcançou 22,5 bilhões de dólares, também abaixo da projeção que era de 22,74 bilhões.
Após a divulgação dos resultados, as ações da Tesla caíram mais de 4% no período após o fechamento do mercado. Elon Musk e o diretor financeiro, Vaibhav Taneja, informaram que o aumento das tarifas e o fim dos créditos fiscais federais para veículos elétricos impactaram negativamente os resultados. Musk alertou sobre possíveis "trimestres difíceis" pela frente, embora não tenha afirmado categoricamente que isso acontecerá.
A receita com autos da Tesla totalizou 16,7 bilhões de dólares no segundo trimestre, uma queda em relação aos 19,9 bilhões do mesmo período do ano passado. A receita proveniente da venda de créditos regulatórios também caiu, passando de 890 milhões para 439 milhões de dólares em um ano.
Além disso, a empresa relatou uma queda de 14% nas entregas de veículos, totalizando 384 mil unidades no segundo trimestre. Esses números são a forma mais próxima de medir as vendas de veículos elétricos da Tesla, embora não sejam claramente definidos em suas comunicações a acionistas.
A desaceleração nas vendas também é atribuída a reações negativas à postura política de Musk nos Estados Unidos e na Europa, onde ele fez grandes gastos para apoiar a reeleição do ex-presidente Donald Trump. Recentemente, sua postura provocou críticas, especialmente após ter endossado o partido de extrema-direita AfD na Alemanha.
As ações da Tesla se desvalorizam cerca de 18% durante o ano, o que a coloca como a que teve o pior desempenho entre as principais empresas do setor de tecnologia. Enquanto isso, o índice Nasdaq apresenta um aumento de cerca de 9%.
O diretor financeiro mencionou que um novo projeto de lei federal recente afetará negativamente os negócios da Tesla ao eliminar o crédito fiscal de 7.500 dólares para veículos elétricos ao final de setembro. Isso, combinado com o impacto das tarifas de importação, resultou em um fornecimento reduzido de veículos nos Estados Unidos neste trimestre.
O lucro líquido da Tesla caiu para 1,17 bilhão de dólares, ou 0,33 dólares por ação, em comparação ao lucro de 1,4 bilhão, ou 0,40 dólares por ação, no ano anterior.
Em um desenvolvimento importante, a Tesla anunciou o início da produção de um modelo mais acessível, com a produção em volume planejada para a segunda metade de 2025. A empresa adiou o lançamento do chamado "modelo 2" e enfrenta crescente concorrência de montadoras que já oferecem veículos elétricos de preço acessível, com recursos avançados de direção autônoma inclusos.
Musk apresentou uma visão otimista quanto ao futuro da Tesla, mencionando projetos como táxis autônomos e robôs humanoides. Em junho, a Tesla começou a testar um serviço de robô-táxi em Austin, Texas, com um número limitado de usuários, principalmente fãs da marca.
O CEO afirmou que a meta é ter um serviço de caronas autônomas disponível para metade da população dos Estados Unidos até o final do ano, dependendo de aprovações regulatórias.
No entanto, a Tesla ainda está atrás da concorrência no setor de táxis autônomos, representada pela Waymo, que já opera serviços comerciais abertos ao público em várias cidades dos Estados Unidos.
No segmento de serviços e outros, que inclui receita das estações de carregamento da Tesla, a empresa viu um aumento de 17% na lucratividade, impulsionado por um maior volume de carregamento. A Tesla agora possui mais de 7.377 estações de Supercharger em sua rede.
Os ativos digitais da empresa também mostraram uma melhora significativa, subindo para 1,24 bilhão de dólares, um aumento considerável em comparação aos 722 milhões do ano anterior.