Lote residual da restituição do Imposto de Renda 2023 já pode ser consultado; veja como!

A restituição do Imposto de Renda começa a ser pago para os contribuintes a partir de 31 de maio.

O Imposto de Renda consiste em um tributo do tipo imposto que existe em diversos países ao redor do mundo, onde cada contribuinte, que pode ser pessoa física ou pessoa jurídica, paga uma determinada porcentagem da sua renda para o governo nacional ou regional, dependendo de cada jurisdição.

O cálculo do imposto utiliza como base uma nova riqueza que tenha sido produzida pelo contribuinte, seja através de capital, trabalho ou ambos. A partir disso, é aplicada uma porcentagem que obedece a tabela produzida pelo órgão fiscalizador referente a cada país.

O Imposto de Renda 2023 já começou a ser declarado e a restituição começará a ser pago em breve. A consulta dos lotes residuais já está disponível, saiba como consultar.

O lote residual da restituição do Imposto de Renda já está disponível para consulta. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Consulta da restituição do Imposto de Renda está aberta

Na última sexta-feira (24), a Receita Federal disponibilizou a consulta do lote residual da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de março. Pelo que foi informado até o momento, será pago R$ 300 milhões para cerca de 94.864 contribuintes que caíram na malha fina e realizaram os pagamentos do Fisco.

O pagamento começa a ser feito no dia 31 de maio por meio da conta que foi informada na declaração do Imposto de Renda. A Receita Federal divulgou que R$ 196.597.983,60 serão pagos aos contribuintes que têm prioridade legal, como 3.490 idosos acima de 80 anos, 20.181 entre 60 e 79 anos, 3.261 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 6.161 cuja maior fonte de renda seja o magistério. Além dos contribuintes prioritários, ainda serão contemplados outros 61.771.

Para consultar o longe, é necessário em primeiro lugar acessar a página da Receita Federal (gov.br/receitafederal). Após isso, clique na opção “Meu Imposto de Renda” e em seguida no botão “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita por meio do aplicativo do órgão, que está disponível para iOS e Android (bit.ly/3z5Qrq7).

Em casos onde o contribuinte não se encontre na lista, será preciso entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para retirar o extrato. Se a pendência for encontrada, o contribuinte pode enviar a declaração e aguardar os próximos lotes da restituição.

Confira também: Preciso incluir meu VEÍCULO na DECLARAÇÃO do Imposto de Renda 2023? Confira as regras

O que fazer caso a restituição do Imposto de Renda não seja paga?

Se acontecer do crédito não ser realizado, o que pode acontecer em casos onde a conta informada da declaração está desativada, os valores poderão ser retirados no Banco do Brasil dentro do período de um ano.

Caso isso aconteça, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores de forma rápida pelo portal BB (bb.com.br), ou ligando para a Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficentes auditivos).

Já caso o contribuinte não resgate o valor da sua restituição dentro do prazo estabelecido, será necessário entrar com um requerimento através do Portal e-CAC (cav.receita.fazenda.gov.br), que se encontra disponível no site da Receita Federal.

Saiba mais: Fazer ISTO pode te trazer grandes PROBLEMAS na hora de declarar o Imposto de Renda; atente-se!