RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda 2023: novas datas e pagamento liberadas, confira

Milhares de contribuintes contarão com a restituição dos valores neste mês. Veja como realizar a consulta e fique por dentro do assunto.

Atenção brasileiros: a Receita Federal está prestes a depositar, neste mês, os valores referentes à restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). As transferências referem-se ao 5º lote deste ano, beneficiando novamente milhões de contribuintes que repassaram valores em excesso. Mais detalhes sobre o pagamento você confere a seguir. Acompanhe!

Saiba quando os contribuintes receberão. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

5º lote de restituição do Imposto de Renda já tem data para ser transferido: veja detalhes

Em setembro, milhões de brasileiros poderão receber a restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). O tributo é uma obrigação anual que deve ser respeitada por um grupo de cidadãos de todo o país. Porém, em alguns casos, são repassados valores em excesso, sendo necessário, portanto, que a Receita Federal realize a restituição do montante extrapolado.

A nova rodada de pagamento corresponde ao 5° lote da restituição do IRPF, beneficiando novamente milhões de brasileiros. As transferências começaram a ser feitas logo após o período de pagamentos do tributo, ainda no mês de maio, e desde então, novos valores vêm sendo depositados sempre no último dia útil de cada mês.

Este, aliás, é o último lote para ser pago. Embora ainda não tenha sido divulgado o número de pessoas que serão beneficiadas, é possível esse seja o lote com o maior pagamento proporcional deste ano. Além disso, já se sabe que os contribuintes vão poder ter acesso aos valores no dia 29 de setembro, que é o último dia útil deste mês.

Veja também: O SEGREDO sobre a ISENÇÃO do Imposto de Renda 2023 que POUCOS conhecem: pagamento anulado? 

Afinal, quem irá receber o último lote da restituição?

Antes de mais nada, é importante relembrar que o 4º lote da restituição do Imposto de Renda foi pago ainda no mês de agosto. A rodada beneficiou cerca de 6,1 milhões de pessoas em todo o Brasil. Ao todo, foi repassado um montante equivalente a R$ 7,5 bilhões, e esses valores ainda são corrigidos pela Taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.

Os depósitos são realizados com base em uma ordem de prioridade, que contempla os idosos acima de 80 anos e aqueles com idade igual ou superior a 60 anos, contribuintes com alguma deficiência ou moléstia grave, seguidos pelos contribuintes cuja maior renda mensal vem do magistério.

Por fim, para consultar se irá ou não receber valores através do 5° lote, você pode acessar o site da Receita Federal (https://bityli.com/zzUyuU) a partir desta sexta-feira (22). Ademais, vale destacar que também estarão inclusos nessa leva de pagamentos quem optou pela declaração pré-preenchida e/ou por receber a restituição por meio do PIX.

Calendário completo de restituições em 2023

Abaixo, veja só o calendário de pagamento das restituições do IRPF 2023:

  • 1º lote: pagamento realizado em 31 de maio (receberam, na época, 4.129.925 contribuintes);
  • 2º lote: pagamento realizado em 30 de junho (receberam, na época, 5.138.476 contribuintes; já pago);
  • 3º lote: pagamento realizado em 31 de julho (receberam, na época, 5.632.036 contribuintes; já pago);
  • 4º lote: pagamento realizado em 31 de agosto (receberam, na época, 6.118.310 contribuintes; já pago);
  • 5º lote: 29 de setembro.

Veja também: Imposto de Renda: ISENÇÃO total para este grupo de brasileiros foi confirmada