URGENTE: brasileiros receberão R$ 5,6 MILHÕES da restituição do Imposto de Renda nos próximos dias

O próximo lote da restituição do Imposto de Renda vai contemplar os brasileiros que não estão no grupo prioritário. Aprenda a consultar.

A restituição do Imposto de Renda funciona como uma espécie de devolução do tributo. O Governo Federal paga todos os anos aos contribuintes que se enquadram nos critérios de elegibilidade. Vale destacar que o pagamento ocorre conforme o calendário da Receita Federal. Tal cronograma segue uma ordem de prioridades. Outro ponto importante é que apenas os que estão em dia com a Receita é que podem solicitar o pagamento.

Dessa forma, a restituição do Imposto de Renda pode ser consultada cerca de uma semana antes que a Receita libere o lote. O próximo pagamento, de julho, se refere ao terceiro lote, uma vez que já ocorreu o pagamento dos dois primeiros. Na ocasião, apenas os grupos prioritários receberam o benefício.

Agora, a devolução será liberada, também, aos demais contribuintes. Continue lendo esta matéria para saber quem poderá receber o pagamento neste mês. 

20230717_110158_0000
Saiba quem pode receber a restituição do Imposto de Renda – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Afinal, quem pode receber a restituição do Imposto de Renda em julho ? 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que a Restituição do Imposto de Renda segue uma ordem de prioridades. Conforme já mencionado, o grupo prioritário recebeu logo nos dois primeiros lotes. Agora, o pagamento será feito aos demais contribuintes. Brasileiros do grupo de prioridades que só regularizaram a situação agora, também vão receber a devolução. Diante disso, confira quem faz parte das prioridades.

  • Em primeiro lugar, os idosos com 80 anos ou mais, seguidos dos brasileiros com, ao menos, 60 anos de idade; 
  • Em seguida, os brasileiros que tenham o magistério como maior fonte de renda também podem receber como prioritários;
  • Depois, as pessoas com deficiência (PCds);
  • Por fim, quem enviou a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição do Imposto de Renda via pix também pode receber com prioridade.

Vale destacar que o último grupo foi inserido na lista dos prioritários neste ano. O próximo pagamento está programado para o dia 31 de julho. Dessa forma, a consulta fica disponível nesta segunda-feira (24).  Os contemplados serão os brasileiros que podem receber a restituição e que não tenham caído na malha fina da Receita Federal. 

Assim, a Receita irá priorizar os contribuintes que entregaram a restituição do Imposto de Renda primeiro. Por fim, para ter acesso ao pagamento, é necessário ter comprovado despesas que podem ser abatidas do IR, na declaração – como saúde, educação e afins. Ao todo, o Governo vai disponibilizar R$ 5,6 milhões neste lote. O quarto lote será pago no dia 31 de agosto. 

Veja também: Afinal, a classe média TAMBÉM pode financiar imóvel pelo Minha Casa Minha Vida?

Afinal, como posso fazer a consulta? 

Para consultar se você pode receber a restituição do Imposto de Renda, é necessário acessar o site da Receita Federal. O login é feito pelo portal com todos os serviços do Governo Federal, o Gov.br. Acesse por este link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br. Vale destacar que o contribuinte também pode instalar o app ‘Meu Imposto de Renda’, disponível na Apple Store e Google Play Store. 

Veja também: Caixa lança MUTIRÃO de renegociação de dívidas no programa Desenrola; confira a novidade!