Ficou retido? Resgate seu dinheiro da restituição do Imposto de Renda AGORA MESMO!

Você pode ter direito ao dinheiro da restituição do Imposto de Renda e nem sabe ainda. Vem saber como é possível ter esse dinheiro em mãos e aproveite ao máximo a quantia!

Recentemente, a Receita Federal informou que mais de 1,3 milhão de declarações que foram recebidas pelo órgão acabaram caindo na malha fina. Desta forma, muitos contribuintes ficaram com o dinheiro retido. Pensando nisso, vamos mostrar neste artigo como é possível ter acesso à restituição do Imposto de Renda de uma forma bastante rápida.

Mas, antes, algumas informações são importantes. Estas mais de 1,3 milhão de declarações representam 3,1% do número total, que gira em torno dos mais de 43,4 milhões de documentos que têm relação com os impostos enviados.

Ademais, vale destacar que o calendário de pagamento das restituições chegou ao fim. O quinto e último lote foi entregue aos contribuintes no último dia 29 de setembro. Naquele dia, 1,2 milhão de pessoas receberam o dinheiro da restituição, que somou um montante de R$ 1,9 bilhão. Todos receberam na conta informada no momento do envio da declaração.

Ficou retido? Resgate seu dinheiro da restituição do Imposto de Renda AGORA MESMO!
Entenda como é possível ter a restituição do seu Imposto de Renda em mãos Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Encontrar a pendência é o primeiro passo para ter o dinheiro em mãos

As pessoas que não receberam a restituição podem ter algum tipo de pendência para corrigir. Às vezes, as pessoas nem sabem que têm este tipo de pendência. Para saber se você está nessa situação, enquanto contribuinte, é preciso acessar o app do “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, é necessário procurar pelo serviço de “pendências de malha”. Desta forma, será possível checar o motivo pelo qual a quantia foi retida.

É necessário destacar que ser encaminhado para a malha fina nem sempre representa que há algum tipo de erro no envio da sua declaração. De acordo com a Receita Federal, caso haja alguma discrepância entre as informações que foram fornecidas no momento da declaração e os dados apresentados por outras entidades, a declaração vai ser encaminhada para que seja feita uma avaliação mais detalhada.

Porém, não custa nada ressaltar a importância de que é preciso prestar bem atenção no momento da declaração do Imposto de Renda. Isso é fundamental para que você não tenha nenhum problema posterior com a Receita Federal.

Veja também: Serasa emite COMUNICADO preocupante para brasileiros que não declararam o Imposto de Renda: CPF bloqueado?

Restituição do Imposto de Renda: saiba como é possível obter a quantia

Ao identificar a pendência, o contribuinte deve seguir diretamente para a etapa de correção, que poderá ser feita por meio do Centro de Atendimento Virtual, o e-CAC, disponível por meio do https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/atendimento-virtual.

No endereço eletrônico informado acima, é possível localizar todas as pendências no campo que indica “serviços do IRPF”. Caso a retenção tenha sido determinada por causa da ausência de informações preenchidas ou algum tipo de erro de preenchimento dos dados, o contribuinte deverá encaminhar uma declaração retificadora.

Quando receber uma intimação, a pessoa não vai conseguir retificar, mas ela vai ser informada por meio do órgão sobre onde se encontra o erro. Caso o documento continue retido mesmo diante das correções, o cidadão vai precisar ir até uma unidade da Receita Federal, apresentando os comprovantes em mãos para regularizar tudo.

Saiba mais: Imposto de Renda: meu dinheiro foi RETIDO, como faço para resgatá-lo?