Confira quais os requisitos para ter acesso ao TELEFONE POPULAR: já é possível solicitar o benefício

Já pensou em ter telefone fixo com condições especiais de pagamento? Saiba que isso é possível por meio deste programa do governo federal. Saiba todos os detalhes.

As famílias que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) poderão contar com um novo benefício do governo federal. Trata-se do telefonre popular. O objetivo desse benefício é proporcionar que as pessoas de baixa renda tenham acesso à telefonia fixa em condições especiais.

Assim como todo benefício oferecido pelo governo federal, é requisito que as famílias estejam com os dados atualizados no CadÚnico para ter direito ao telefone popular. Outra informação importante é sobre a necessidade do cadastro estar em dia há, no mínimo, dois anos. Confira os detalhes sobre esse programa social.

Confira quais os requisitos para ter acesso ao TELEFONE POPULAR: já é possível solicitar o benefício
Esta é uma novidade entre os programas sociais ofertados pelo governo federal Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quais são as regras de uso e quanto irá custar?

O custo mensal do telefone popular será de R$ 15. Esse valor é referente à assinatura, que irá contar com uma tarifa reduzida. Por outro lado, há os impostos em torno do serviço. Neste caso, os valores serão determinados de acordo com o estado onde o beneficiário mora e também a empresa de telefonia escolhida.

De acordo com o governo federal, as regras para usar o telefone popular são as seguintes: 90 minutos para chamadas locais para outros telefones fixos; caso a chamada seja acima de 90 minutos, haverá a necessidade de colocar créditos no telefone. As regras são válidas para chamadas nacionais e internacionais.

Além dos requisitos já informados para ter acesso ao programa, o beneficiário ainda precisará entrar em contato com a empresa de telefonia para fazer a solicitação. Para este procedimento, o responsável deverá apresentar o número de identificação social (NIS) e o CPF.

Se o responsável não tiver o CPF relacionado com o CadÚnico, as outras opções são informar o número do título de eleitor ou o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI). Feitos estes procedimentos, a empresa de telefonia irá realizar uma consulta ao CadÚnico para saber se o solicitante poderá contratar o telefone popular ou não.

Para fazer a solicitação, os beneficiários deverão entrar em contato por meio dos seguintes números: 10312 – CTBC Telecom; 10314 – Oi Região 2; 10315 – Telefônica/Vivo; 10331 – Oi Região 1; e 10343 – Sercomtel.

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Inscrição no CadÚnico

A inscrição no CadÚnico deve ser feito presencialmente em uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Caso não haja nenhuma unidade do CRAS, o cadastro pode ser feito em postos de atendimento do próprio Cadastro Único.

O processo de realização do cadastro conta com uma entrevista com o responsável pela família e também a apresentação de documentos. Esse reponsável deve ter idade mínima de 16 anos e, de preferência, ser do sexo feminino.

É preciso apresentar os seguintes documentos, tanto do solicitante quanto dos membros da família: certidão de nascimento ou casamento; CPF; carteira de trabalho; título de eleitor; e o RANI, em caso de pessoa indígena.

Após realizar o cadastro, é importante que os usuários mantenham os dados atualizados, pelo menos, a cada dois anos. Manter o cadastro atualizado permite que os benefícios sigam sendo pagos pelo governo federal. Caso o cadastro não esteja atualizado, o benefício pode ser suspenso ou cancelado.

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