Programa Vale-Gás AMPLIA repasse para famílias em situação de vulnerabilidade no próximo mês

Vale-Gás de 2025 promete repassar novo valor a beneficiários durante 6 meses; pagamentos retornam em fevereiro

O Programa Vale-Gás é uma iniciativa única para muitas famílias que enfrentam dificuldades financeiras. Este benefício busca auxiliar na compra do botijão de gás, item indispensável para a alimentação e o dia a dia de milhões de brasileiros. Com os preços elevados, esse repasse é ainda mais importante.

Nos últimos meses, o governo ajustou o programa para alcançar um número maior de beneficiários. Além de incluir mais famílias, o valor repassado também passou por alterações, buscando atender melhor as necessidades de quem realmente precisa.

Se você já faz parte do programa ou acredita que pode se enquadrar, é importante entender como funcionará o repasse ampliado no próximo mês. Veja abaixo quem será beneficiado e como acompanhar a liberação do valor.

Programa Vale-Gás AMPLIA repasse para famílias em situação de vulnerabilidade no próximo mês
Milhões de brasileiros aguardam novo repasse do Vale-Gás! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Quem terá acesso ao repasse ampliado do Vale-Gás?

Em primeiro lugar, o repasse ampliado do Vale-Gás será destinado às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Contudo, para receber o benefício, é necessário que a renda mensal por pessoa seja de até meio salário mínimo. Além disso, famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também estão incluídas.

Dessa forma, o programa dará prioridade a famílias maiores, com crianças, gestantes ou idosos, que enfrentam mais dificuldades para equilibrar o orçamento.

Essas famílias, que já estão cadastradas, não precisarão fazer uma nova inscrição, pois o repasse será realizado automaticamente com base nos dados atualizados no CadÚnico.

Por fim, um ponto importante é que o valor do repasse se ajusta para acompanhar os preços do gás de cozinha, que sofre variações constantes. Assim, o Vale-Gás ajudará a cobrir uma parte significativa do custo do botijão, aliviando as despesas.

Saiba mais: Auxílio Gás: veja passo a passo para GARANTIR o próximo pagamento e quando inicia o calendário

Como acompanhar e receber o benefício em fevereiro?

Portanto, quem já participa do programa pode acompanhar as informações sobre o repasse pelo aplicativo Caixa Tem ou em uma agência da Caixa Econômica Federal. O valor cairá na conta digital do beneficiário a partir de 17 de fevereiro, quando ele poderá sacar ou realizar pagamentos.

Caso você ainda não esteja cadastrado no CadÚnico, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para realizar o registro.

Ao chegar lá, apresente documentos como RG, CPF, comprovante de residência e de renda de todos os membros da família. Após o cadastro, o governo avaliará os dados para incluir a família no programa.

É importante lembrar que os dados no CadÚnico devem estar atualizados. Alterações na composição familiar, endereço ou renda precisam ser informadas para evitar problemas no repasse. Isso porque beneficiários que não mantêm o cadastro em dia podem perder o auxílio.

O repasse ampliado do Vale-Gás representa uma oportunidade para muitas famílias enfrentarem melhor os desafios do dia a dia. Fique atento às atualizações, ordene seus documentos e acompanhe as orientações para não perder o benefício no próximo mês.

Veja também: Bolsa Família: quem recebia Auxílio Brasil precisa se recadastrar para continuar recebendo pagamentos?