Auxílio-cuidador: Governo Federal se manifesta sobre repasse de benefício a TODOS segurados do INSS
Confira casos em que o Governo Federal e o INSS concedem auxílio-cuidador a segurados e saiba se regras ficarão mais flexíveis
O tema dos benefícios previdenciários no Brasil sempre desperta o interesse de muitos cidadãos, especialmente quando envolve questões relacionadas a cuidados e assistência permanente.
Recentemente, circularam informações sobre um suposto “auxílio-cuidador” que adicionaria 25% ao valor do benefício de todos os segurados que necessitassem de cuidados.
Portanto, é essencial entender as reais condições para a concessão do adicional de 25% e evitar cair em desinformações.
Quem tem direito ao adicional de 25%?
O benefício de acréscimo de 25% no valor mensal é direcionado exclusivamente para aposentados por incapacidade permanente que comprovem a necessidade de assistência de outra pessoa.
A assistência deve ser comprovada por meio de uma avaliação feita pela Perícia Médica Federal. Ou seja, não é um benefício automático ou disponível para qualquer segurado, como alguns canais de comunicação têm divulgado.
O regulamento da Previdência Social, estabelecido pelo Decreto 3.048/1999, estipula quais condições podem garantir esse adicional, incluindo cegueira total, paralisia de membros superiores ou inferiores, e incapacidade mental grave, entre outros casos que exijam cuidados constantes.
Além disso, a incapacidade permanente para as atividades da vida diária ou a necessidade de permanecer acamado são condições que podem garantir o acréscimo, desde que comprovadas por laudos médicos.
Por fim, o adicional não entra no valor da pensão após a morte do aposentado, isto é, ele cessa com o falecimento do beneficiário, e não pode beneficiar dependentes.
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Como solicitar o auxílio-cuidador do INSS?
O processo de solicitação do adicional de 25% é relativamente simples, mas requer comprovações médicas específicas.
O aposentado que se enquadra nas condições estabelecidas pode realizar o pedido através do portal Meu INSS, seja pelo site ou aplicativo, ou entrando em contato com o telefone 135.
Assim, é preciso anexar documentos médicos que comprovem a dependência de cuidados, e em alguns casos, pode ser necessário agendar uma perícia médica.
Quando o aposentado não puder se locomover devido à condição de saúde, um representante poderá comparecer à perícia agendada. Ele deve levar os documentos que justifiquem a realização de uma perícia domiciliar ou hospitalar.
Dessa forma, a pessoa não precisará sair de casa para realizar o procedimento. Logo, isso assegura que o processo ocorra sem comprometer ainda mais a saúde do beneficiário.
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Futuro do benefício e riscos de desinformação
Atualmente, há um projeto de lei em trâmite na Câmara dos Deputados, que visa estender o direito ao adicional de 25% a todos os aposentados.
Todavia, o PL ainda não se tornou lei e aguarda tramitação em outras comissões, além de precisar de aprovação no Senado e sanção do presidente Lula.
Até que isso aconteça, o benefício continuará sendo concedido apenas nos casos específicos mencionados.
Infelizmente, muitas plataformas digitais e perfis em redes sociais aproveitam a confusão e a desinformação para atrair cliques e engajamento. Com isso, divulgam falsas informações sobre supostos novos benefícios ou mudanças nas regras do INSS.
Tal prática é prejudicial e pode gerar falsas expectativas entre os beneficiários. Por isso, é crucial que os cidadãos busquem informações em canais oficiais.