FIES: renegociações do programa já começaram, veja como garantir seu desconto

Os estudantes brasileiros que tiverem dívidas ativas no FIES podem contar com uma nova oportunidade de renegociação, garantindo, inclusive, altos descontos para fugir da inadimplência.

A educação é um direito básico de todo cidadão brasileiro. Aliás, ela é totalmente garantida pelo Governo Federal, urgindo como um dever das autoridades para garantir que todos os indivíduos locais tenham acesso à educação de qualidade.

Dessa forma, atualmente, no Brasil, existem diferentes formas de contar com uma educação de qualidade, ainda que não haja como arcar com os custos integrais em um primeiro momento. Uma delas é pelo FIES, o Financiamento Estudantil.

Neste sentido, os estudantes que optaram pelo FIES podem garantir uma nova chance para livrar-se das dívidas. É preciso entender como isso funciona e o que é preciso para verificar os descontos oferecidos para os contratos do FIES.

FIES
Nova oportunidade para estudantes / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Estudantes podem renegociar dívidas do FIES

Como mencionado de forma breve anteriormente, a educação é um direito de todos. Por esse motivo, o Governo Federal está sempre em busca de alternativas para garantir que o maior número de pessoas possa ter acesso ao ensino superior.

No caso do FIES, especificamente, tudo funciona através de uma espécie de “empréstimo estudantil”. Basicamente, o estudante pode contar com opções como:

  • o financiamento integral do curso
  • o financiamento parcial do curso

No caso do financiamento integral, ele não precisará pagar qualquer quantia enquanto estiver estudando. No caso do financiamento parcial, ele pagará somente uma determinada porcentagem por mês.

Assim sendo, quando o estudante se forma, ele iniciar o processo para quitar a dívida, o que também pode acontecer ainda durante os estudos, a depender da situação. Entretanto, muitos estudantes acabam não contando com condições para arcar com os valores.

É por isso que o Governo Federal, juntamente com a Caixa Econômica Federal, desenvolveu uma alternativa para quem estiver nessa situação.

Veja também: Minha Casa Minha Vida; Governo estuda criar nova faixa de renda voltada à classe média

Entenda melhor a possibilidade

Basicamente, o Governo Federal anunciou uma oportunidade para que os estudantes possam livrar-se das dívidas. Isso porque os custos estudantis ainda são considerados prioridade, logo, é compreensível que o estudante passe por complicações financeiras até que encontre uma boa fonte de remuneração.

Assim sendo, aqueles que ficaram na situação de inadimplência entre o período de 2017 a 30 de junho de 2023 podem garantir descontos na busca pela renegociação das dívidas.

Segundo a Caixa Econômica Federal, os interessados devem seguir as orientações disponíveis no site oficial de renegociações (sifesweb.caixa.gov.br). É possível que o sistema fique congestionado, afinal, são inúmeros acessos simultâneos.

Ademais, em caso de mais duvidas, os interessados podem procurar diretamente a Caixa Econômica e verificar o que pode estar acontecendo.

Uma dica é para evitar acessar o sistema em horários de pico, visto que ele pode estar mais lento em decorrência do alto número de acessos ao mesmo tempo.

Veja também: Bolsa Família 2023: descubra se você corre o risco de ser suspenso, bloqueado ou ter o benefício cancelado