Com a regulamentação do trabalho por aplicativo, como ficarão OS GANHOS para os motoristas?

O Uber promoveu algumas mudanças no aplicativo de forma a regulamentar o tempo de espera durante as viagens, de forma que os motoristas podem ter ganhos adicionais.

O Uber se caracteriza enquanto uma empresa multinacional americana que atua na prestação de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano, por meio de um aplicativo de transporte que permite a busca por motoristas com base na localização. Dessa forma, a empresa oferece um serviço parecido com o táxi tradicional. 

A empresa foi fundada em 2009 por Travis Kalanick e Garrett Camp e a sua proposta inicial era oferecer um serviço parecido com um táxi de luxo na cidade de São Francisco, na Califórnia. No entanto, após um curto período de tempo, o Uber se popularizou ao redor de todo o mundo e se tornou um serviço de carona remunerada. 

Recentemente, foi anunciada uma nova regulamentação para os motoristas do Uber. Portanto, confira a seguir o que vai mudar nos ganhos desses profissionais!

Nova regulamentação do Uber fará com que motoristas faturem mais. Foto: divulgação
Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Nova regulamentação altera os ganhos dos motoristas do Uber

No Brasil, de acordo com os dados do IPEA e do IBGE, quase 2 milhões de profissionais atuam como motoristas parceiros e entregadores de aplicativos. Em meio ao procedimento de regulamentação trabalhista destes profissionais que trabalham com aplicativos de transporte e delivery, a Uber, empresa gigante na área de mobilidade urbana, anunciou que os motoristas parceiros terão direito a ganhar um valor extra por cada parada que for feita nas viagens. 

O incentivo financeiro extra concedido para os motoristas, de acordo com a Uber, se encontra em vigor desde o mês de junho e foi adotado depois de terem sido promovidas conversas e pesquisas com os motoristas parceiros. O intuito é valorizar o tempo de espera e ainda forçar os passageiros a serem mais pontuais na hora de solicitar a sua viagem.

Vale ressaltar que o valor adicional é concedido para os motoristas após o período de dois minutos de espera em cada parada adicionada no aplicativo pelos passageiros. No entanto, o tempo e o valor podem variar de acordo com a cidade e também com a modalidade da viagem. Além disso, caso ocorra o preço dinâmico, serão preços diferentes para cada uma das categorias do serviço do Uber, que são os seguintes: UberX, UberX VIP, Uber Black e Uber Comfort. 

Confira também: Motoristas Uber receberão R$ 30 por hora trabalhada? Entenda a POLÊMICA da regulamentação

Como é feito o pagamento do valor extra para os motoristas?

De acordo com as informações divulgadas pelo Uber, os motoristas contam com um contador de minutos durante as viagens, que deve iniciar a partir do segundo minuto de espera, momento no qual o valor pelo tempo aguardado começará a ser adicionado aos ganhos do condutor. 

No momento em que os motoristas e passageiros estiverem prontos para continuar a viagem, será necessário que o motorista selecione a opção “seguia para a próxima parada” no próprio aplicativo do Uber para que seja possível dar sequência a viagem e seguir para o próximo destino. Ademais, após o término da viagem, os motoristas poderão ter acesso ao valor extra recebido pelo tempo de espera nas paradas. 

Saiba mais: Anúncio de Lula cai como uma BOMBA para motoristas da Uber e entregadores do iFood: “Não mediremos esforços..”