Se você descumprir ESTAS regras em 2025, pode dar adeus à sua CNH imediatamente

Contran informa que motoristas brasileiros desavisados vão perder a CNH rapidinho se não tomarem cuidado no ano que vem

Algumas mudanças recentes na legislação de trânsito brasileira já chamam atenção de motoristas do país inteiro. As novas normas mostram a preocupação em elevar os níveis de segurança nas vias e reduzir os índices de acidentes.

Através de penalidades mais rigorosas, os condutores devem se adaptar às exigências para evitar qualquer problema. Além do mais, as atualizações são parte de um esforço maior para modernizar as regras e ajustar comportamentos que colocam em risco a vida de pedestres e motoristas.

Dentro do campo das alterações, algumas medidas focam em equipamentos e práticas que podem parecer simples, mas fazem grande diferença no dia a dia. Por isso, entender o que mudou e como essas novas exigências afetam o cotidiano é essencial.

Sem perdão! Se você descumprir ESTAS regras em 2025, pode dar adeus à sua CNH imediatamente; Contran está passando o rodo
Órgãos de trânsito mandam recado importante para quem deseja manter CNH! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Equipamentos obrigatórios e suas consequências para a CNH

Tanto quem já dirige quanto quem está se preparando para obter a CNH deve se atualizar sobre as regras e buscar orientação sempre que necessário.

Assim, uma das principais novidades para 2025 é a obrigatoriedade de retrovisores que ampliem o campo de visão do motorista, eliminando pontos cegos. Tal mudança afeta diretamente a segurança, já que muitos acidentes acontecem devido à falta de visibilidade adequada.

Enquanto isso, veículos escolares agora devem atender a normas ainda mais específicas, ajustando retrovisores para permitir total visibilidade ao condutor. Nos carros de uso comum, um tamanho mínimo para os espelhos foi estabelecido, de modo que o entorno do veículo seja visível de forma eficiente.

Lembre-se de que não cumprir essas exigências é considerada uma infração. Logo, condutores que circularem com retrovisores quebrados ou ausentes podem enfrentar multas e aumento de pontos na CNH.

Portanto, a regra reforça a ideia de que equipamentos básicos precisam estar em perfeitas condições para que todos possam trafegar com mais segurança.

Veja também: Brasileiros que já passaram dos 59 anos recebem ÓTIMA notícia sobre CNH

Não ignore o sistema de pontos e suspensão da habilitação

Outra questão que preocupa os motoristas é o sistema de pontos da CNH. Cada infração cometida adiciona pontos ao documento, e o acúmulo pode levar à suspensão do direito de dirigir.

Atualmente, o limite é de 40 pontos, mas infrações graves como dirigir sem retrovisores adequados podem acelerar esse processo.

Além disso, a nova legislação destaca a importância de um comportamento responsável ao volante. Ajustar corretamente os retrovisores antes de dirigir, por exemplo, não apenas evita infrações como também reduz os riscos de colisões.

Sendo assim, detalhes simples, como a posição do espelho interno para cobrir toda a janela traseira, podem fazer toda a diferença.

Então, mantenha a pontuação da CNH em níveis seguros, mas não esqueça que isso exige atenção constante às regras e revisão periódica das condições do veículo. Para quem compartilha automóveis, a orientação é sempre ajustar os equipamentos de acordo com sua altura e posição ao dirigir.

Saiba mais: É possível receber MULTA com a CNH suspensa? Saiba a verdade!