Reembolso do Imposto de Renda 2025 começa nesta segunda-feira
Tendo o segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2025 programado para ser pago hoje, 30 de outubro, cerca de 6,5 milhões de brasileiros vão receber. O total liberado chega a impressionantes R$ 11 bilhões. Vale lembrar que, nessa soma, estão incluídos valores de anos anteriores, e os pagamentos seguem o cronograma estabelecido pelo Fisco, que inclui cinco lotes.
Entre os beneficiados, estão os contribuintes prioritários, que vão receber cerca de R$ 1,8 bilhão em restituições. Isso inclui idosos, pessoas com deficiência e quem tem doenças graves. Além disso, professores e quem fez a declaração utilizando o PIX também estão na lista.
Para tornar o processo mais seguro e rápido, basta acessar o site da Receita Federal ou o aplicativo oficial para conferir a restituição do Imposto de Renda. Se você precisar regularizar alguma pendência, é necessário corrigir a declaração. O sistema também informa se você está na malha fina, o que pode exigir a comprovação ou a correção de informações fornecidas.
Veja como consultar outros lotes
Além dos valores a serem pagos, o segundo lote do Imposto de Renda 2025 se destaca pelo alto número de beneficiários prioritários. Mais de 4,7 milhões de contribuintes optaram pela declaração pré-preenchida e ainda escolheram o PIX como forma de recebimento.
Essa estratégia foi criada para incentivar novos métodos de declaração e pagamento. Os lotes são pagos em datas fixas, que vão de maio a setembro, permitindo que as pessoas fiquem informadas sobre quando vão receber.
O processo começou em 30 de maio, e os próximos lotes serão pagos em 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro. No portal "Meu Imposto de Renda", disponível no site da Receita, você pode consultar as informações tanto no computador quanto em dispositivos móveis, facilitando o acesso.
Se houver pendências, você pode ajustar as informações diretamente na plataforma. Lembrando que a Receita Federal faz os pagamentos apenas em contas bancárias que estão no nome do contribuinte. Se forem identificados erros ou problemas, não vai haver o crédito do valor.