Sabia que é possível reduzir o valor do Imposto de Renda 2023 de forma LEGAL? Aprenda como fazer!

Milhões de contribuintes deverão enviar a declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal este ano; é possível reduzir o valor fazendo ISTO: saiba o quê!

Os contribuintes que precisam enviar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF – devem ficar atentos pois o período para enviá-la à Receita Federal começou desde o último dia 15 de março. Dessa maneira, os contribuintes terão até o dia 31 de maio para enviar o documento e, caso não o façam, poderão estar sujeitos ao pagamento de multas e outras penalidades.

A expectativa, de acordo com a Receita Federal, é de que sejam enviadas cerca de 39 milhões de declarações, chegando a um número recorde. Uma das razões que podem explicar este cenário é a falta do reajuste da tabela do imposto de renda que, sem correção, fez com que trabalhadores que antes eram isentos precisassem declarar. Mas você sabia que é possível reduzir o valor do imposto legalmente?

Sabia que é possível reduzir o valor do Imposto de Renda 2023 de forma LEGAL? Aprenda como fazer!
O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda 2023 já começou! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Dedução do valor do Imposto de Renda 2023 é possível?

Uma das maneiras de conseguir reduzir o valor do Imposto de Renda em 2023 é se atentar para quais despesas podem ser utilizadas para obter deduções. Logo, sendo assim, o primeiro passo é se organizar e conseguir juntar o máximo de documentos possíveis que possam garantir algum desconto.

Caso o contribuinte opte por enviar a declaração completa, é possível adicionar gastos com diversas áreas, tais como, por exemplo, educação, saúde, medicamentos, previdência, dentre outros, e isso pode causar um efeito no valor final. Portanto, caso você tenha alguma despesa que possa te oferecer uma dedução, a hora de buscar a comprovação dela é agora.

Veja também: Passo a passo para AUMENTAR a RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda; todos vão receber o dinheiro de volta?

Modelo simples e modelo completo de declaração

Como dito, os contribuintes podem optar por dois modelos para declararem, o simples ou o completo. Assim, caso optem pelo simples, será possível que seja descontado 20% quando houver a soma dos rendimentos tributáveis no ano-base. Vale a pena lembrar que esse modelo de declaração costuma ser aconselhável para os contribuintes que não possuem muitas despesas para obterem a dedução.

Por outro lado, a declaração completa do Imposto de Renda é recomendada para os contribuintes que possuem despesas consideráveis para declararem. No entanto, é imprescindível que o contribuinte possua os documentos comprobatórios dessas despesas, do contrário, ele não terá o direito de declará-las.

Em detalhes: o que pode causar deduções?

No caso da educação, gasto com a escola, como as mensalidades, e gastos com cursos profissionalizantes e técnicos e materiais escolares podem ser declarados para o Imposto de Renda. Com relação à saúde, os contribuintes podem declarar gastos com exames laboratoriais, despesas médicas de modo geral e despesas odontológicas e hospitalares.

Além disso, os contribuintes que possuem despesas no que diz respeito à previdência privada podem declarar o valor das contribuições pagas e conseguirem uma dedução. Por fim, gastos com dependentes, contemplando educação, moradia e alimentação também entram na conta.

Veja também: Preço da gasolina aumentou muito com a volta dos impostos federais? Confira os VALORES e cuide do seu bolso!