Redes sociais podem se tornar PAGAS? O que vai acontecer com o Instagram e o Facebook?

Uma nova possibilidade de cobrança das redes sociais está deixando os usuários de cabelos em pé, afinal, ninguém quer pagar para utilizá-las.

Hoje em dia, quem não tem pelo menos uma rede social ativa? Bem, as plataformas digitais estão cada dia mais populares, e os motivos por trás de toda essa popularidade são um tanto quanto óbvios, afinal, a tecnologia é realmente extremamente surpreendente.

O mais interessante de tudo, e consequentemente, o que mais atrai novos usuários diariamente, é justamente o fato das redes sociais serem totalmente gratuitas, na verdade, até existem funções que são pagas, mas até o momento, elas são dispensáveis para a maioria das pessoas.

Por outro lado, uma recente menção da Meta está preocupando aqueles que gostam de utilizar as redes sociais. Melhor dizendo, a empresa, atualmente responsável por redes sociais como o Facebook, WhatsApp e o Instagram, anunciou uma possível cobrança. E aí, o que deverá acontecer agora?

Redes sociais
Grandes novidades propostas pela Meta / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Meta anuncia possível cobrança para as redes sociais, e agora?

Assim como dito anteriormente, um dos fatores que mais atraem a atenção dos usuários para que criem um perfil em alguma rede social é justamente a gratuidade do uso das ferramentas dispostas. Ou seja, quanto mais funções gratuitas uma mesma rede social apresenta, mais usuários dessa rede social terá.

No presente momento, o WhatsApp, o Facebook e o Instagram ocupam um ranking das cinco redes sociais mais utilizadas entre os cidadãos brasileiros. Isso indica que uma possível cobrança das redes poderá diminuir, e muito, a popularidade das plataformas no país em questão.

Aparentemente, esse não está sendo um critério levado em conta pela empresa responsável pelas plataformas mencionadas. De forma mais clara, os rumores de uma possível nova cobrança para aqueles que utilizam as redes sociais está dando que falar na internet.

Ao que tudo indica, a cobrança realmente acontecerá, e o pior disso tudo é que não deve demorar para começar. De qualquer forma, agora, a preocupação dos usuários é entender como ficarão as redes após a nova cobrança. Afinal, será que ainda valerá a pena utilizá-las?

Veja também: MAIS SEGURANÇA para o seu WhatsApp: aprenda como fazer a confirmação em DUAS ETAPAS

Saiba como cobrança deverá acontecer para os usuários

Todo mundo sabe que as redes sociais precisam de engajamento para que elas continuem existindo. Isto é, não há qualquer motivo para manter uma rede social ativa se não existem usuários suficientes para movimentá-la. Por outro lado, quanto maior o número de usuários ativos, mais interessante é para as empresas responsáveis pelas redes oferecer recursos pagos.

Atualmente, diversas plataformas já contam com recursos realmente pagos, esse é o caso, inclusive, do Instagram. Porém, até o presente momento, o pagamento não é o que define se uma pessoa poderá ou não ter uma conta ativa ali. Logo, o receio dos usuários está voltado para a possibilidade de que isso mude.

Contudo, de acordo com informações, a cobrança das redes sociais ainda possibilitará que os usuários tenham contas ativas, e gratuitas. Porém, estima-se que será necessário lidar com alguns anúncios. Infelizmente, os anúncios são extremamente desagradáveis, e o objetivo é justamente fazer com que as pessoas assinem as plataformas por vontade própria, isto é, para livrar-se dos anúncios.

Até agora, não é possível saber qual será o valor cobrado por cada plataforma, nem mesmo quando essa nova cobrança entrará em vigor. Ademais, resta apenas esperar e aguardar para que os preços sejam, pelo menos, acessíveis.

Veja também: Aprenda a VISUALIZAR as mensagens APAGADAS que te enviaram no WhatsApp