FIM DE UMA ERA! Após 50 anos, rede de farmácias declara FALÊNCIA e FECHA suas portas

Grande rede de farmácias fecha as portas após anos de funcionamento devido uma crise financeira

Rede de farmácias muito conhecida baixa as portas após pedir recuperação judicial. A empresa que estava há 50 anos no mercado passa por uma grande crise financeira que a levou à falência.

A triste falência da empresa se deu neste ano, assim como quase 200 empresas também pediram recuperação judicial em 2023. Esta farmácia é apenas mais uma que passa por complicados problemas financeiros. Saiba de quem se trata!

FIM DE UMA ERA! Após 50 anos, rede de farmácias declara FALÊNCIA e FECHA suas portas
Rede de farmácias pode fechar as portas em breve, saiba quem é! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia

Qual rede de farmácias declarou falência neste ano?

Após 50 anos de sucesso nas vendas, a farmácia Santa Marta cumpriu bem o seu papel no mercado de medicamentos. Além disso, era uma empresa muito conceituada, haja vista que atuou por meio século.

Mas infelizmente, após anos de atuação, a rede de farmácias mais popular do Brasil teve que baixar suas portas. Assim como quase 200 empresas de variados ramos também estão prester a falir. 

O caso da farmácia Santa Marta trata-se de uma situação muito crítica e quase irreversível, ao ponto de declarar a sua falência. Por isso, a empresa entrou com um pedido de recuperação judicial.

Com suas portas abertas no Brasil há 5 décadas, a drograria chegou a um momento crítico de crise financeira. Isso fez com que 18 unidades fossem fechadas, gerando a demissão de 350 funcionários em Goiás e Distrito Federal.

Menos mal a empresa garante que os direitos de todos os funcionários estão resguardados. Dessa forma, a demissão em massa se dará mediante os cumprimentos trabalhistas de todos eles.

A recuperação judicial é uma ação que requer muita organização por parte da empresa, uma vez que há funcionários, fornecedores e contas a pagar com poucos recursos que sobraram dos lucros. 

Veja também: Falência DECRETADA! Empresa FAMOSA de bebidas vai a leilão e pega todo mundo de SURPRESA

Qual a situação da farmácia Santa Marta?

A rede de farmácias Santa Marta está enfrentando dificuldades para reverter os déficits de capital de giro, como também, enfrenta problemas para negociar com seus principais fornecedores.

Por conta desse impasse, a empresa decidiu entrar com o pedido de recuperação judicial, isso se deu quando a empresa viu seu faturamento despencar desde 2019.

Nesse período, o faturamento era de mais de 500 milhões de reais que se sustentaram até o ano de 2022. Mas após a pandemia o faturamento caiu assustadoramente.

A pandemia fez com que a empresa não alcançasse nem R$ 160 milhões já em 2022. Mesmo com essa baixa, a rede de farmácias ainda mantém 45 lojas em funcionamento.

No total, ainda possuem 540 funcionários empregados e a expectativa é de que nos próximos meses a situação melhore e eles possam voltar a crescer.

Para atingir essa meta, a única solução foi apresentar um bom plano de recuperação para quitar mais de 92 milhões de dívidas acumuladas, sendo o pedido aprovado pelo juiz Ailton Ferreira dos Santos Júnior, da 5ª Vara de Aparecida de Goiânia (GO).

Vale lembrar que a drogaria Santa Marta foi fundada em 1974 pelo empresário José Martignoni e já possui meio século de atuação no mercado sob sua direção. Estima-se que a situação da rede e farmácias ainda possa melhorar mesmo em meio a um cenário não tão favorável. 

Saiba mais: Lojas extremamente populares anunciam FALÊNCIA e preocupam clientes; seria este o FIM dos SHOPPINGS?