Redação nota mil: veja quais erros e acertos podem afetar sua nota
Falta uma semana para o Enem, mas ainda dá tempo de estudar o que fazer ou não na redação para se dar bem
O ENEM representa um marco essencial no percurso de muitos estudantes, pois ele avalia competências que vão além do simples conteúdo escolar e envolvem habilidades de leitura, reflexão e expressão. Nesse exame, a redação assume papel central porque ela mostra não apenas o domínio da norma culta.
Na verdade, ela também avalia a capacidade de argumentar, relacionar ideias e propor soluções. Por essa razão, preparar-se adequadamente para esse momento exige estudo, prática e autoconhecimento, que devem ser trabalhados anteriormente.
O objetivo deste artigo é apresentar estratégias eficazes para alcançar desempenho elevado na redação, bem como indicar os principais erros a evitar, sempre com foco na prática e na clareza. Ao final, o leitor contará com um panorama completo para melhorar sua performance escrita no ENEM.

O que fazer para tirar nota boa na redação do ENEM
Antes de explorar os detalhes, convém destacar que alcançar uma boa nota na redação requer planejamento, repertório, domínio técnico e clareza do projeto argumentativo. Em seguida, apresento cinco pontos principais que devem orientar a preparação e execução da redação.
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1. Dominar a modalidade escrita formal
É imprescindível que o texto observe as normas da língua portuguesa, incluindo ortografia, acentuação, pontuação, concordância e estrutura sintática, pois esses elementos refletem competência na escrita, essencial na redação.
Quando o estudante redige frases completas, com construção clara e periodização adequada, ele demonstra capacidade de aplicar a norma culta. Além disso, ao usar vocabulário preciso e adequado ao contexto, ele reforça a formalidade exigida.
2. Compreender a proposta e desenvolver o tema
É preciso interpretar corretamente o enunciado da redação e manter-se dentro dos limites exigidos (tema, recorte e formato) para evitar desvios ou tangenciamentos. Logo após a compreensão, o candidato deve estruturar a redação no modelo dissertativo-argumentativo em prosa.
É necessário apresentar uma tese clara e organizada. Em seguida, ele deve desenvolver argumentos que dialoguem com a proposta e garantam lógica e coesão ao texto. Isso exige atenção ao tema, organização das ideias e aplicação de repertório pertinente.
3. Selecionar, organizar e interpretar informações e argumentos
O estudante precisa reunir dados, fatos e opiniões que dialoguem com a tese e, além disso, precisa ordenar esses elementos de forma sequencial e estratégica para defender seu ponto de vista. Ele deve estabelecer uma linha de raciocínio clara, de modo que cada parágrafo contribua ao desenvolvimento.
É importante evitar repetições ou contradições. A argumentação deve mostrar planejamento e coerência, de modo que o leitor perceba a progressão das ideias. Em consequência, a organização da redação reflete o domínio da competência que avalia essa capacidade.
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para argumentar
É importante que o texto apresente recursos que conectem ideias (como pronomes, conjunções, advérbios e operadores argumentativos) de modo que o leitor entenda facilmente a ligação entre orações, períodos e parágrafos.
Ainda, o emprego de sinônimos, hiperônimos e expressões resumitivas ajuda a evitar repetições e a tornar o texto mais natural. Ademais, a coesão depende diretamente da escolha desses mecanismos, uma vez que eles garantem fluidez e articulação entre ideias.
5. Elaborar proposta de intervenção respeitando os direitos humanos
Na conclusão da redação, o estudante deve sugerir uma ação concreta que responda ao problema abordado, definindo quem atua (agente), o que faz (ação), como realiza (meio), para que fins (finalidade) e com qual detalhamento adicional (efeito).
Essa proposta precisa ser coerente com os argumentos anteriores e visar o bem-estar social ou coletivo, sempre respeitando os direitos humanos. Além disso, deve evitar generalizações ou soluções vagas, pois isso diminui sua força no contexto da prova.
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O que evitar durante a redação?
Para garantir melhor performance, o candidato deve atentar-se aos seguintes cinco erros comuns e eliminá-los de sua redação:
- usar linguagem informal, gírias ou marcas de oralidade que comprometem o registro formal exigido;
 - fugir do tema ou tangenciar de modo importante à proposta de redação, o que pode levar à nota zero ou muito baixa;
 - apresentar repertório decorado, genérico ou sem relação real com o tema, pois isso reduz a originalidade e penaliza a avaliação;
 - estruturar mal os parágrafos, com frases truncadas, excesso de vírgulas no lugar de pontos ou ausência de progressão lógica entre ideias;
 - propor intervenção genérica, vaga ou que não respeita os direitos humanos, comprometendo a competência que avalia essa alternativa.
 
Se você quiser, posso adaptar este conteúdo para uma infografia ou guia visual que facilite o estudo da redação do ENEM.
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