ALERTA sobre a recomposição salarial para pensionistas: consulte sua situação!

Consulte a recomposição salarial de 5,9% dos pensionistas do mês de junho de 2023 e veja o quanto receberá.

Recentemente, milhares de pensionistas foram pegos de surpresa. Trata-se basicamente de um alerta emitido para servidores públicos sobre a recomposição salarial de 5,9% em junho de 2023. A seguir, saiba mais sobre.

Veja a novidade. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Recomposição salarial para pensionistas do Rioprevidência

O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência), recentemente, alertou os servidores públicos do estado a respeito da recomposição salarial de 5,9% dos pensionistas. A modificação é referente ao mês de junho deste ano.

Em nota, a autarquia esclareceu que parte dos funcionários poderão verificar a presença de dois contracheques disponíveis no site da instituição. Um deles, refere-se ao benefício; o outro, referente à recomposição.

Ademais, o Rioprevidência pede ainda que os servidores verifiquem os contracheques e, na hipótese de a recomposição não constar no documento, será necessário conferir o contracheque complementar.

Veja também: Auxílio-doença: é possível pedir o benefício SEM ter carteira assinada? 

Servidores e pensionistas encontram dificuldades de acessar o contracheque

Durante o final de semana, os servidores públicos do Rio de Janeiro se depararam com dificuldades para acessar os contracheques. Tal fato ocorreu devido a uma instabilidade no site do governo do Rio de Janeiro. Na tarde de segunda-feira (3), porém, a administração informou que o acesso ao portal foi normalizado.

A assessoria do governo afirmou que não foi possível identificar falhas no sistema e, assim, não justificou o porquê da instabilidade na plataforma.

Contudo, a razão para a instabilidade pode estar na sobrecarga de acessos. Isso pois, nesta semana, o governo carioca liberou a 1ª parcela do 13º salário dos servidores, além dos pagamentos salariais referentes a junho.

13º salário dos servidores

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro, pelo menos 400 mil servidores ativos, inativos e pensionistas receberam a 1ª parcela do 13º salário. Essa parcela, equivale a 50% do total, foi paga na última sexta-feira (30). O valor dessa folha de pagamento foi de aproximadamente R$ 1,3 bilhão.

Cláudio Castro, governador do Estado, afirmou que, graças à gestão dos recursos públicos, com planejamento e responsabilidade, foi possível antecipar o pagamento do abono pelo 3º ano consecutivo.

Por sua vez, essa antecipação foi paga sem os descontos previstos em lei, como Imposto de Renda. Assim, a 2ª parcela, que deve ser depositada no dia 20 de dezembro, terá a incidência desses abatimentos.

Conheça o Rioprevidência

Em síntese, o Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência) nada mais é do que uma autarquia pública que atua de maneira independente, com a finalidade de administrar os ativos financeiros, visando o custeio de pagamentos dos proventos, pensões e outros benefícios previdenciários.

É através desta instituição que o governo do Rio de Janeiro prove o pagamento dos benefícios previdenciários devidos aos seus servidores e dependentes (pensionistas).

Sua missão, portanto, é prestar serviços aos segurados, com eficiência, eficácia, credibilidade, respeito e responsabilidade social, zelando por uma administração transparente do patrimônio, como objetivo primeiro de cumprir suas obrigações previdenciárias atuais e futuras.

  • Mais informações estão disponíveis no site da instituição, em: www.rioprevidencia.rj.gov.br/PortalRP/index.htm

Saiba também: Chega de mistério: estas são as situações que garantem o ADICIONAL de 25% no valor da APOSENTADORIA