Receita Federal liberou HOJE (25) a consulta aos lotes RESIDUAIS do IRPF; veja como acessar

Muitos contribuintes poderão finalmente consultar os lotes residuais do Imposto de Renda.

No início do ano, milhares de contribuintes entregaram à Receita Federal a sua declaração do Imposto de Renda do ano anterior. Com o passar dos meses, o órgão passou a entregar o pagamento da restituição dos valores pagos e, ao término do calendário, acabou de liberar a consulta aos lotes residuais do tributo, que estão disponíveis.

Dessa forma, caso você ainda não tenha acessado suas quantias disponíveis e quer saber como fazer isso neste momento, continue acompanhando o texto adiante para conferir como funciona o processo de saque do pagamento.

Agora, aqueles que precisarem consultar o lote residual do imposto de Renda através da Receita Federal já podem fazer isso. Saiba como!
Agora, aqueles que precisarem consultar o lote residual do imposto de Renda através da Receita Federal já podem fazer isso. Saiba como! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Receita Federal libera consulta aos lotes residuais

A princípio, os lotes residuais do Imposto de Renda são aqueles pagos após o término dos repasses regulares. O objetivo desses pagamentos é contemplar restituições que passaram por um processamento posterior devido a algum erro nos documentos ou retificações, por exemplo.

Neste momento, as consultas aos lotes residuais da restituição do IRPF de outubro já estão disponíveis desde a última terça-feira (24/10). De acordo com informações da Receita Federal, o valor total de R$ 643.259.756,29 será entregue no dia 31 de outubro, próxima terça-feira, a aproximadamente 354.509 contribuintes.

Vale destacar que mesmo a entrega dos lotes residuais segue uma lista de prioridade: pessoas acima dos 80 anos, depois os que possuem idade entre 79 e 60 anos, pessoas com deficiência, contribuintes que têm o magistério como fonte de renda principal e, finalmente, quem entregou a declaração pré-preenchida, escolheu pix como forma de pagamento ou não possuem prioridade legal.

A saber, a restituição cai na conta bancária que o contribuinte informou ao entregar a declaração à Receita Federal. Para saber se você tem direito aos valores, basta acessar o site do órgão (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br), clicar em “Meu Imposto de Renda” e então em “Consultar a restituição”. Por fim, basta aguardar a data de depósito dos valores.

Veja também: Precisando de dinheiro? Veja como liberar R$ 5 MIL no seu Nubank ainda hoje (23)

Não consegui sacar, o que fazer?

Ademais, caso haja algum problema ou dificuldade para receber os valores, como estar com a conta bancária desativada, o contribuinte poderá ter acesso ao dinheiro dentro de até um ano através do Banco do Brasil. Há também a opção de reagendar o crédito utilizando os canais do BB:

  • 4004-0001 para quem mora em capitais;
  • 0800-729-0001 para quem mora em outras localidades;
  • 0800-729-0088 para pessoas com deficiência auditiva.

Ainda, caso o contribuinte não saque os valores dentro do período de um ano, será necessário solicitar a restituição através do Portal e-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/), que pertence à Receita Federal. Para isso, deve-se acessar a aba “Declarações e Demonstrativos Meu Imposto de Renda” e então clicar para resgatar a restituição que você ainda não sacou.

Em caso de dúvidas, dirija-se a uma agência do banco para obter mais esclarecimentos, levando consigo seus documentos para aproveitar a oportunidade de sacar os valores, caso eles estejam disponíveis para você. Certifique-se de que você tem direito ao pagamento da restituição nesse ano.

Veja também: Onde investir com pouco dinheiro? Conheça os 6 melhores bancos para começar