Nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, a partir das 10h, a Receita Federal vai liberar a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025. Este lote é o maior já registrado em termos de número de contribuintes, com aproximadamente 7,2 milhões de pessoas recebendo um total de R$ 10 bilhões. Além das restituições deste ano, o lote também inclui valores de restituições de anos anteriores.
A Receita Federal informou que a maior parte do valor a ser restituído será destinada a contribuintes que têm prioridade no reembolso. A distribuição das restituições ocorre da seguinte forma:
- 6.316.894 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e que escolheram receber a restituição via Pix.
- 755.978 contribuintes sem prioridade.
- 83.575 contribuintes entre 60 e 79 anos.
- 35.315 contribuintes que têm o magistério como principal fonte de renda.
- 15.988 contribuintes acima de 80 anos.
- 11.298 contribuintes com deficiência física, mental ou que possuem doenças graves.
Vale ressaltar que, apesar de não terem prioridade legalmente, os contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida junto com o Pix passarão a ter essa prioridade de recebimento neste ano.
Para verificar se estão incluídos no lote, os contribuintes podem acessar a página da Receita Federal na internet. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Outra opção é utilizar o aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones.
Os pagamentos estão programados para o dia 31 de julho, e serão feitos na conta ou na chave Pix, do tipo CPF, que foi informada na declaração do Imposto de Renda. Se algum contribuinte não estiver na lista de restituições, ele deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração. Caso identifique alguma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes para resolver a situação.