Recadastramento para Aposentados e Pensionistas do INSS tem data limite neste mês; não perca o prazo!

O recadastramento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Veja abaixo mais detalhes

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cerca de 8.500 aposentados e pensionistas estão em fase final de validade cadastral. Para manter as coisas normais, eles terão até 30 de abril para se registrar novamente.

Atualmente, esta obrigação é para os segurados cuja inscrição na Previdência Social termina em 4. Este número constitui o Número de Identificação Social (NIS) para benefícios concedidos pela Segurança Social.

Recadastramento para Aposentados e Pensionistas do INSS tem data limite neste mês; não perca o prazo!

Pandemia mudou a forma de realizar o recadastramento

Tradicionalmente, o recadastramento é um modelo totalmente presencial há anos, o que faz com que aposentados e pensionistas do INSS precisem se deslocar até a agência bancária responsável pelo pagamento dos benefícios da Previdência Social para comprovar que estão vivos e mantendo os pagamentos.

No entanto, o advento da pandemia e a consequente necessidade de distanciamento social levaram as autoridades a mobilizarem-se para criar meios alternativos e digitais para realizar este recadastramento.

Veja também: Tendências da semana: Novo lote do FGTS liberado, resgate do dinheiro ‘esquecido’, greve do BC, pagamentos do INSS e mais

O recadastramento faz parte do processo de segurança do INSS. O que ele faz é provar que o segurado ainda está vivo e, portanto, é ele quem recebe os salários pagos pelo município. Além disso, o programa também evita fraudes e pagamentos em excesso.

No Brasil, no início deste ano, ainda havia 3.313.845 segurados do INSS que precisavam regularizar sua situação cadastral. Os números foram divulgados pelo instituto em outubro do ano passado. No total, 32.994.656 segurados recuperaram a confiança na vida, constatação que inclui rematrículas em 2020 e 2021, mesmo durante a suspensão dos procedimentos obrigatórios.

Cadastro novamente pelo aplicativo Meu INSS

Uma das maneiras de realizar o recadastro é por meio do aplicativo Meu INSS. Abaixo separamos um passo a passo:

Veja também: Possibilidades que podem gerar aumento no pagamento mensal do seu benefício INSS

  • Baixe o aplicativo Meu INSS e faça o login;
  • Em seguida, deverá aparecer uma mensagem informando que é hora de realizar a prova de vida, com um botão chamado “Instale o Meu gov.br”;
  • Clique em “Autorizar”,
  • Selecione a pergunta e clique em “Autorizar”;
  • Para tirar uma foto, o aplicativo solicitará que você tire fotos e vídeos com a câmera do seu telefone. Selecione “Permitir”;
  • O sistema também solicitará informações nos registros do governo, como a data de liberação da CNH digital;
  • Em seguida, coloque o rosto no centro do círculo na tela do telefone. O sistema solicitará que o usuário faça alguma ação;
  • A barra azul indicará quantos segundos faltam para o movimento ser concluído e, em seguida, a prova de vida será concluída.