Recadastramento de aposentados e pensionistas do INSS: prazo termina em 25 dias, CUIDADO!

Recadastramento de aposentados e pensionistas começará próxima semana, cuidado para não perder o benefício!

O recadastramento de aposentados e pensionistas acontecerá na próxima semana e os segurados devem estar atentos para realizar esse procedimento. Em primeiro lugar, é importante esclarecer que o recadastramento é quem garante a continuidade do pagamento dos benefícios.

Por isso, é importante que os segurados  fiquem atentos às informações da prefeitura para que não percam o prazo do recadastramento anual. Uma vez que esse cadastro está substituindo a prova de vida. Confira mais detalhes sobre esse assunto.

Recadastramento de aposentados e pensionistas do INSS: prazo termina em 25 dias, CUIDADO!
Recadastramento de aposentados e pensionista começará em breve, antecipe-se! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia

Recadastramento de aposentados e pensionistas em Belo Horizonte 

A prefeitura de Belo Horizonte anunciou aos segurados do INSS que o prazo para a corrida em direção a comprovação de vida. 

A saber, o recadastramento de aposentados e pensionistas que acontece anualmente, está substituindo a prova de vida. Por isso, agora é obrigatório fazer o recadastramento para continuar recebendo o benefício. 

Para agilizar o atendimento e evitar filas é recomendado que os os beneficiários realizem o recadastramento entre os dias 11 e 25 de outubro. 

O recadastramento além de garantir os pagamentos do benefício, também visa a atualização dos dados dos segurados e o combate a fraudes.

Na sequência, vamos explicar como os segurados devem atualizar seus dados para não correr o risco de ter  o benefício bloqueado.

Veja também: Como vai funcionar a prova de vida em 2023? Segurados do INSS podem ter o benefício SUSPENSO?

Como realizar o recadastramento 

A Prefeitura de Belo Horizonte emitiu o alerta de recadastramento de aposentados e pensionistas, para que eles não corram o risco de ter os pagamentos do benefício bloqueados. 

O município informou que 223 aniversariantes desse mês ainda não fizeram a atualização dos dados.

Inclusive, 175 aposentados e pensionistas perderam seus benefícios porque não fizeram a prova de vida em 2022. Portanto, este ano, várias pessoas ainda estão correndo este risco.

Para realizar o recadastramento, os segurados devem se dirigir até uma unidade do Bradesco, levando os originais ou cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • Documento oficial com foto;
  • CPF;
  • Certidão de casamento (se tiver);
  •  Comprovante de residência atual (conta de água, luz, telefone ou faturas bancárias).

Vale destacar que os pensionistas menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável. Além disso, os dependentes previdenciários precisam apresentar a identidade e o CPF, podendo ser cópia simples. 

Como também, deve apresentar o comprovante de recadastramento do benefício, uma vez que ele assegura que o processo foi concluído com sucesso.

Caso haja beneficiários com dificuldades em se dirigir até a agência bancária, por situações adversas de locomoção ou restrições de saúde, o procurador pode realizar o procedimento desde que esteja devidamente legalizado.

Em resumo, a prova de vida é um procedimento que os segurados devem fazer anualmente para comprovar que recebem algum benefício de longa duração do INSS. Portanto, para que este benefício esteja ativo o INSS deve ser informado se o beneficiário está vivo ou não. 

Em 2023 o Governo disponibilizou um sistema de cruzamento de dados para que os segurados não precisem se dirigir até uma agência, para fazer a comprovação de vida.

No entanto, em alguns municípios ainda será necessário que um grupo específico de pessoas compareçam às agências. Portanto, é importante ficar atento aos comunicados do seu município, como é o caso de Belo Horizonte.

Saiba mais: Aprenda a descobrir se você DEVE ou NÃO fazer a prova de vida do INSS em 2023; fim da dúvida!