Real digital começa a valer NESTA semana? Banco Central faz ANUNCIO!

Testes oficiais devem começar esta semana comandados pelo Banco Central. Confira no texto informações sobre o assunto.

O projeto Ordem e Progresso – Moeda Digital do Banco Central (MNBC) está surgindo aos olhos de todo o mundo. Seja um pequeno país ou grandes potências, muitos realizam pesquisas e lançam projetos para não ficarem para trás. O Brasil está agora entre os primeiros da classe com um projeto piloto anunciado para 2023.

Mas embora o lançamento oficial seja ano que vem, a partir de quinta-feira já haverá o primeiro teste. Esta informação foi trazida por um integrante do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT), um programa oficial de inovação do Banco Central do Brasil e da Fenasbac, para o jornal Folha de São Paulo.

Real digital começa a valer NESTA semana? Banco Central faz ANUNCIO!
Vem aí a moeda digital brasileira – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O Real Digital não será uma criptomoeda, mas sim uma moeda com lastro do governo

Para realizar seu projeto e colocar as probabilidades a seu lado, as autoridades brasileiras fizeram todos os esforços e lançaram uma grande consulta em março do ano passado. Elas reuniram grandes nomes das finanças tradicionais, empresas de pagamentos internacionais, mas também alguns dos principais nomes do ecossistema de criptomoedas.

Estamos falando aqui do Mercado Bitcoin – a maior plataforma de criptomoedas do Brasil, Visa, Microsoft, ConsenSys e Aave, para citar apenas alguns. O LIFT (Laboratório de Inovação Financeira e Tecnológica) esteve à frente para conduzir este projeto multifacetado sob a égide do Banco Central do Brasil (BCB).

Sim, o Real Digital será lançado. Ele ainda passa por teste este ano, provavelmente na quinta-feira. Dito isto, devemos dizer que não estará disponível para todos. A princípio, será reservado apenas para instituições financeiras. Quanto ao seu valor, será baseado no real brasileiro tradicional, a quem está lastreado.

Veja também: Brasileiros têm direito a milhares de bolsas de estudo através do iFood: oportunidades na área de tecnologia!

O Real Digital está para acontecer

O futuro MNBC entra em circulação dentro do Sistema de Transferência de Reservas (STR). Para os entusiastas da economia e da mecânica financeira, basta saber que é um sistema de transferência de dinheiro simplificado e seguro para as principais instituições financeiras do país registradas no BCB.

E o primeiro teste do Real Digital é aqui. Campos Neto – o presidente do BCB – também esclareceu que o MNBC terá uma “edição limitada”. Um pouco como Bitcoin. Antes de mais nada, ele também lembrou que as criptomoedas eram mais um meio de investimento do que de pagamento. Mas que tudo isso pode mudar muito rapidamente:

Todavia o que se pensa é que existe uma curva em que você começa como veículo de investimento e em algum momento se torna meio de pagamento. Isso porque existe um processo para que os agentes financeiros se acostumem e aceitem em pagamentos. A digitalização da economia é um movimento natural e irreversível à medida que o mundo avança para a integração de novas tecnologias na sociedade, como a Internet das Coisas e o 5G.

Em conclusão, o Real Digital será centralizado, as emissões são feitas pelo próprio Banco Central do Brasil e com um valor sem variações— seus R$ 10 digitais valerão o mesmo que a nota tradicional de R$ 10 com a arara vermelha. Ou seja, com efeito é uma extensão do Real físico.

Veja também: App dinheiro na nota: é possível ganhar uma renda extra apenas inserindo notas fiscais no aplicativo?