Reajuste do salário-mínimo em POUCOS meses: quais as propostas?

Valores estão sendo aguardados por quase todos os assalariados brasileiros.

Quando dizem que o “tempo voa”, não é mentira, e 2022 é a prova viva. E, para a alegria de muitos, o ano já está acabando! Então, cada vez mais, as expectativas crescem em relação à qual será o valor do salário-mínimo a partir de Janeiro de 2023.

Na disputa pela presidência, assumindo o cargo em 2023, os candidatos Lula (PT) e Bolsonaro (PL) já deram algumas prévias sobre como será o piso salarial no próximo ano. Ambos disputarão os votos de 156 milhões de cidadãos brasileiros no 2º turno que será em 30 de Outubro. O que podemos esperar? Veja!

Veja a previsão dos valores para 2023. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Salário-mínimo em 2023: o que dizem os candidatos à presidência?

Após serem os candidatos com mais votos no 1º turno, Lula e Jair Bolsonaro ganharam a chance de ter um novo processo de votação. Mas, até lá, as propostas acerca do Governo deles têm tido evidências, como, por exemplo, o valor que será pago no salário-mínimo 2023.

Antes de mais nada, é importante destacar que o piso salarial federal é determinante para esferas diferentes do funcionamento econômico brasileiro. Pois, além de atingir os cidadãos que trabalham sob o regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), também determina os pagamentos dentro do que é benefício do INSS.

Além disso, o salário-mínimo também é usado como referência de teto dos pagamentos dos benefícios trabalhistas, por exemplo, o PIS/PASEP e BPC (Benefício de Prestação Continuada). Além de ser um piso, o mínimo que pode ser liberado para aqueles que recebem também o seguro-desemprego. Ou seja, seu valor influencia muitos pagamentos.

Veja mais: Afinal, quando sai o 13° salário do Governo? Entenda as regras!  

Propostas

Lula bate no ponto em que o salário-mínimo está muito desvalorizado, pois desde que Bolsonaro está sob o comando da presidência, os cálculos de definição para o piso federal mudaram. Em síntese, o atual presidente não contou com o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) dos 02 anos anteriores, aplicando somente a inflação anterior como correção.

Lula prometeu que, se vencer, irá garantir que o reajuste anual dos salário-mínimo acima da inflação. Ou seja, com ganho real. Esta tal política da valorização está no plano de governo do candidato, mesmo que ele não tenha falado quanto deve decretar como valor de piso para 2023.

Por outro lado, Jair Bolsonaro não trouxe em Plano Governamental uma proposta para valorização dos salários. Mas, a equipe do Ministério da Economia já encaminhou o Orçamento do ano de 2023 para senadores e deputados aprovem. Nesse Orçamento, o valor a ser decretado para o salário-mínimo passará para R$ 1.302,00. Isso representa um ganho de R$ 90,00 a mais do que está sendo pago hoje em dia.

Essa quantia do salário-mínimo 2023, claro, pode mudar, até mesmo se Jair Bolsonaro permanecer como chefe do executivo. Bem como pode não mudar a política do cálculo do piso. Ademais, para isso, será preciso utilizar como referência a inflação de 2022, sendo que para obter o resultado, é necessário aguardar até o grande dia.

Veja mais: 14º salário do INSS: o que se sabe até agora sobre o pagamento extra?