Quer viajar de graça pelo Brasil? Saiba como conseguir o BENEFÍCIO que garante viagens interestaduais

ID Jovem permite que cidadãos possam viajar de graça pelo Brasil, mas benefício requer registro no Cadastro Único (CadÚnico)

Jovens podem viajar de graça pelo Brasil – A Identidade Jovem (ID Jovem) garante diversas vantagens para brasileiros de 15 a 29 anos. Estar pessoas podem viajar gratuitamente e garantir muitos descontos em eventos culturais, artísticos e esportivos. Saiba como aderir ao programa nesta reportagem.

Quer viajar de graça pelo Brasil? Saiba como conseguir o BENEFÍCIO que garante viagens interestaduais
ID Jovem permite que cidadãos possam viajar de graça pelo Brasil, mas benefício requer registro no Cadastro Único (CadÚnico) Foto: divulgação

ID Jovem permite viajar de graça pelo Brasil

Os programas federais funcionam por meio cartões para jovens. Ele é voltado para pessoas de baixa renda cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) e pode garantir diversos benefícios. Com o cartão ID Jovem você viaja de graça ou pela metade do preço. Além disso, os cidadãos que contam com este benefício também recebem descontos em vários programas culturais e recreativos.

Veja também: Extra do Bolsa Família 2023 só será pago mediante a UMA condição

Pessoas atendidas pelo ID Jovem ganham 50% de desconto em ingressos de cinemas, teatros, shows e outros eventos. Mas fique atento: a renda familiar mensal de quem opta pelo benefício deve ser de até dois salários mínimos de acordo com os padrões estabelecidos pelo ID Jovem.

Mais de 3 milhões de brasileiros são beneficiados por meio dessa iniciativa. Outra vantagem oferecida é a da isenção no pagamento de taxas para a emissão da Carteira de Identidade Estudantil. No entanto, para aproveitar este benefício, os jovens precisam estar estudando.

É importante manter o CadÚnico atualizado. Quem ainda não fez o cadastro deve primeiro localizar uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de sua cidade e apresentar um documento de identificação, além do Número de Identificação Social (NIS).

Como solicitar a ID Jovem

Com seu CadÚnico em mãos, confira abaixo como solicitar a carteirinha da ID Jovem

– Acesse o site do ID Jovem.

– Escolha a opção Emitir ID Jovem

– Clique em Gerar a ID Jovem.

– Digite seu nome completo, nome da mãe, data de nascimento e número do NIS.

– Clique em Gerar ID Jovem.

O documento tem validade de 6 meses. Ao final do semestre, os jovens podem se inscrever novamente para renovar seus cartões e continuar recebendo todos os benefícios do programa federal.

Como faço para me cadastrar no Cadastro Único?

Para fazer o registro no Cadastro Único do governo federal, as famílias devem: ter renda mensal por pessoa inferior a meio salário mínimo ou possuir renda bruta mensal de até três salários mínimos.

Algumas famílias com renda superior às citadas anteriormente, que necessitam da inscrição para a concessão de alguma medida em específico, e famílias em situação de rua também podem fazer sua inscrição no Cadastro Único.

Durante o cadastramento, os familiares devem escolher uma pessoa para representá-los. Esta pessoa deve ser maior de 16 anos e preferencialmente do sexo feminino. Esse representante deve, então, dirigir-se a uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), apresentar o CPF ou título de eleitor e levar também a identificação de todos os membros da família em questão.

Após uma entrevista com um assistente social, é feito um requerimento e o beneficiário recebe um Número de Identificação Social (NIS). Vale lembrar que o cadastro não garante o recebimento de qualquer benefício.

Veja também: Auxílio Brasil ou Bolsa Família: qual CARTÃO preciso usar para sacar o benefício em 2023?