Quer estudar fora do país? Nota do Enem pode te ajudar

Candidatos podem usar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio para entrar em uma instituição dos Estados Unidos, do Canadá ou até mesmo de um país da Europa.

Se você quer estudar fora do país e não sabe por onde começar, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser uma opção. Isso porque a depender do resultado obtido na prova, o candidato pode conseguir uma vaga em uma instituição de outro país, como Estados Unidos, Canadá e países da Europa. Neste ano, a prova será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. Os estudantes podem conseguir vaga em cursos de nível superior de licenciatura ou bacharelado, ou até mesmo tecnólogos.

Os programas de fora do Brasil que aceitam a nota do Enem são ligados àqueles que são de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC). Com isso, esta se torna uma oportunidade para aquelas pessoas que desejam ter um diploma de graduação de nível internacional. Vem saber como isso é possível e quais são as universidades que fazem parte do programa do MEC.

Quer estudar fora do país? Nota do Enem pode te ajudar
Veja quais são as universidades da Europa e também dos Estados Unidos e do Canadá que aceitam as notas do Enem Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saiba como é possível estudar na Europa, EUA e Canadá com o Enem

Em universidades estrangeiras, a maior oferta de vagas para estudantes por meio do Enem fica em Portugal. Os acordos firmados por meio das instituições com o Ministério da Educação funcionam em 51 universidades e outros institutos de ensino superior portugueses.

Ademais, é necessário destacar que cada uma das instituições de ensino superior possui regras próprias. E é por isso que a recomendação principal é que os estudantes pesquisem bem para qual universidade vão se candidatar antes de submeter a inscrição com a nota do Enem.

Além de Portugal, do Canadá e dos Estados Unidos, também fazem parte deste programa universidades de outros países europeus, como França, Inglaterra, Escócia e Irlanda. Além da nota do Enem, é preciso ter o ensino médio completo, além de toda a documentação pessoal traduzida.

Além disso, também é possível estudar em outros países, como Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido (Inglaterra e Escócia) e Irlanda. Em todos eles são necessários ter o ensino médio completo e documentação traduzida. No caso das universidades que estão em países que não falam português, é preciso fazer o teste de proficiência no referido idioma.

Veja também: SENAC da região abre inscrições em cursos grátis: confira as opções disponíveis

Quer estudar fora do país? Confira quais são as universidades

Além das 51 instituições localizadas em Portugal, que podem ser conferidas por meio do site do governo federal, no link https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/enem-portugal, as outras universidades são as seguintes, confira:

Na França, fazem parte do programa do Ministério da Educação a École Normale Supérieure, a École Polytechnique, a Université Pierre et Marie Curie e também a Université Paris-Sud – Paris XI.

Nos Estados Unidos, são três instituições de ensino superior: Universidade de Nova Iorque, Universidade de Northeastern e Temple University. No Reino Unido, que engloba Inglaterra e Escócia, também são três: Universidade de Cambridge, Universidade de Oxford e Universidade de Bristol.

Na Irlanda, a universidade é a College Dublin. Por fim, no Canadá, são três: Universidade de Toronto, Humber College e Trent Universidade.

Saiba mais: SENAI disponibiliza mais de 2 MIL VAGAS GRATUITAS para cursos técnicos: inscreva-se