Atenção: ISSO pode queimar a câmera do seu celular, tome cuidado

Não é recomendável fazer ISSO com a câmera do celular; veja!

O Rock in Rio 2022 é um grande evento que apresenta inúmeros shows e, por conta disso, é normal que muitas pessoas desejem tirar fotos ou filmar a apresentação de seus artistas preferidos. No entanto, relatos curiosos têm ganhado força nas redes sociais nas últimas horas, os quais compartilham que as câmeras dos seus celulares queimaram devido à iluminação de lasers, por exemplo.

Mas, espera aí: será que é realmente possível que os lasers consigam afetar a câmera dos aparelhos? Em primeiro lugar, é preciso dizer que não há possibilidade de confirmar se isso de fato aconteceu aos usuários que estão declarando isso em redes sociais por falta de acesso ao arquivo original. Todavia, sim, é possível que as câmeras sofram com os lasers. mas como isso acontece? A gente te explica!

Atenção: ISSO pode queimar a câmera do seu celular, tome cuidado
Laser podem causar danos a câmeras de celular / Imagem: Divulgação

Câmera do celular queimada por lasers?

Antes de tudo, é necessário deixar claro que não é assim tão fácil que a câmera do seu aparelho sofra por conta de lasers. Assim, conforme a TC Tech Systems, empresa americana que atua na área de instalações de aparatos de telefonia e vigilância, para que isso acabe acontecendo é preciso que a lente do telefone esteja a uma distância menor do que 5 metros.

Além disso, também há outras condições a serem obedecidas para que a situação se torne realidade. Por exemplo, deve-se levar em consideração qual é a intensidade do laser e, ainda, qual é o tempo que a lente da câmera do celular ficou direcionada para o feixe de laser. Isso ocorre porque é necessário que ela permaneça em alguns segundos posicionada neste sentido para que qualquer dano ocorra.

Outra questão de relevância é a respeito do calor que os raios de laser podem gerar. Dessa maneira, o calor proveniente do raio possui a capacidade de causar danos às linhas de pixels as quais, por sua vez, formam uma imagem. Contudo, neste sentido também leva-se em consideração o tempo de exposição.

Logo, são vários fatores que podem ser responsáveis pela danificação da câmera do celular no caso dos raios de laser. Entretanto, o mais recomendado é que os usuários dos aparelhos celulares tenham cautela.

Veja também: 5 dicas para esconder fotos arquivos pessoais dentro do seu CELULAR; passo a passo

O que dizem as empresas?

A Sony, por exemplo, em um artigo online, recomenda aos seus usuários que não direcionem as lentes das câmeras aos lasers ou até mesmo aos reflexos dos raios de laser, que também podem causar impacto negativo. De acordo com a companhia, é possível que haja, sim, danos ao sensor de imagem, o que gera o fato de a câmera não funcionar adequadamente.

Quanto à Apple, por outro lado, é possível ver em seu fórum oficial uma pergunta questionando justamente isso. Em uma das respostas, que teve o selo da marca de ‘recomendada’, dizia-se que não havia problema, em caso de lasers de baixa intensidade, como o de uma caneta a laser. Todavia, avisava-se que, no caso de lasers com mais intensidade, o calor poderia, sim, causar danos à lente e ao aparelho.

Veja também: NOVO iPhone 14: possíveis mudanças no celular da maçãzinha surpreendem usuários