Quantos passos preciso dar por dia para manter uma vida saudável? O NÚMERO É IMPRESSIONANTE

Atividade pode trazer diversos benefícios

Manter uma vida saudável é – ou deveria ser – a meta de todo mundo. No entanto, boa parte da população não consegue atingir esse patamar. Muito por conta da correria do dia a dia, do estresse cotidiano, da nossa falta de tempo de realizar atividades físicas. No entanto, essa ‘desculpa’ pode estar com os dias contados. Isso porque, com apenas um determinado número de passos por dia, você pode contribuir para deixar a saúde estável.

Normalmente, temos que sair para trabalhar, ir ao banco, ao supermercado, ao cinema e até fazer compras no shopping. São atividades do nosso cotidiano, mas que, ao mesmo tempo, podem nos colocar diante de uma atividade física. Com apenas alguns passos por dia, é possível manter-se saudável e mais disposto para as batalhas diárias. Confira, a seguir, qual o número de necessários por dia para atingir esse objetivo.

Quantos-passos-preciso-dar-por-dia
Número de passos diários é uma meta bastante alcançável (Foto: divulgação)

Quantos passos por dia preciso dar para me manter saudável?

De acordo com estudo de 2017 feito pela Universidade de Stanford, os brasileiros costumam dar, em média, 4,3 mil passos por dia, enquanto a mundial é de 4,9 mil. À primeira vista, parece até um número bastante alto, mas não é. Isso porque a quantidade de passos diários representa menos da metade da meta necessária para que a pessoa se mantenha saudável.

Essa conclusão ganhou mais força após uma nova pesquisa vir à tona. De acordo com o novo estudo, a quantidade de passos por dia interferente diretamente na nossa saúde. Ou seja, quanto mais andamos, mais fácil alcançar esse objetivo. De acordo com o levantamento, é preciso dar 10 mil passos diários para que nossa saúde se mantenha firme e forte.

Essa meta de 10 mil passos por dia pode assustar que não está acostumado a contabilizar, muito menos para que não tem o costume de fazer caminhadas ou praticar corridas como exercício diário. No entanto, de acordo com o estudo, todo passo conta. Ou seja, aquela ida à cozinha para fazer a comida, ao banheiro com o intuito de realizar necessidades básicas, ou uma simples sentada no sofá para assistir televisão estão valendo para esse cálculo.

Veja também: Descubra a VERDADE sobre a pílula antirressaca

Quais as vantagens de atingir a meta?

De acordo com o estudo publicado recentemente no periódico Jama International Medicine, os benefícios da meta já começam a aparecer significativamente a partir dos seis mil passos por dia. E, quanto mais andamos, mais vantagens surgem. Por exemplo: a partir dos oito mil passos diários, o risco de câncer é bem menor.

A pesquisa, aliás, também revela que você não precisa se matar para alcançar a meta. De acordo com o estudo, os benefícios se estabilizam a partir dos 10 mil passos por dia. Depois de atingir essa marca, eles não continuam crescendo. Por isso, não há necessidade de ir além dos limites e forçar o próprio corpo para se manter ativo. Então, com esse propósito alcançado, você já reduz bastante as chances de algumas doenças impressionantes, como vários tipos de câncer, diabetes e demência.

Por fim, a pesquisa revela que, na meia-idade, quem costuma dar mais de sete mil passos diariamente diminui entre 50% e 70% o risco de morte quando comparado com quem anda menos e está na mesma idade. O artigo aponta ainda que, ainda que você não consiga atingir a marca ideal, todo passo vale a pena. A conclusão é de que é melhor caminhar menos do que não fazer nada.

Veja também: Brasileiros estão sacando abono de R$ 4.500: veja se você tem direito