Como descubro QUANTO tempo falta para me aposentar? Confira!

Saber quando aposentar é mais simples do que parece.

Conforme a fase adulta chega fica impossível fugir de algumas burocracias. Uma delas é o contato com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele é o responsável por oferecer diversos benefícios para trabalhadores, sendo o local para aposentar. 

Mesmo tendo esse contato tão grande, muitas pessoas podem não saber como solicitar benefícios e até mesmo calcular os anos necessários para a aposentadoria. Mesmo sendo algo que pode assustar alguns, o processo é bastante simples. 

Como descubro QUANTO tempo falta para me aposentar? Confira!
Saiba como solicitar os valores – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Aposentar pelo INSS

Durante os anos que passamos na escola acabamos por não aprender coisas tão importantes como declarar imposto de renda, entender os critérios da aposentadoria e como solicitá-la. Logo, essas e outras questões são aprendidas, na maioria das vezes, na prática. 

Desde o ano de 2019 existem novas regras acerca da aposentadoria do INSS. Isso porque foi neste ano que uma nova Reforma da Previdência foi aceita modificando benefícios oferecidos pelos órgão.

Por conta dessa questão, muitas pessoas ficaram bastante confusas sobre a forma como deveria calcular o tempo faltante para se aposentar de acordo com o INSS. Porém, o que muita gente não sabe é que existe uma calculadora que permite às pessoas realizarem os cálculos. 

Como funciona?

A calculadora simuladora dos anos faltantes para a aposentadoria é um serviço oferecido pelo próprio site do órgão, que leva o nome Meu INSS. Nele, o profissional poderá calcular se já poderá se aposentar. 

Nesta plataforma estão disponíveis vários tipos de dados como modalidades de aposentadoria, direito ao benefício, tempo faltante, carência necessárias e diversos outros requisitos para solicitar a aposentadoria. 

Este serviço utiliza os dados disponíveis pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e dessa maneira pode oferecer um cálculo cada vez mais confiável. Entretanto é de extrema importância verificar se todas as informações do seu Extrato Previdenciário CNIS estão corretas até que a simulação seja realizada. 

Saiba mais: O que preciso fazer para me aposentar sendo MEI? Tire suas dúvidas!

Como simular?

Para realizar o processo de simulação, a pessoa precisa ter uma conta criada através do portal do Governo Federal, ou seja, o gov.br. (https://www.gov.br/pt-br). Feito isso, será necessário visitar a plataforma https://meu.inss.gov.br/#/login.

Ao abrir a pessoa deve começar realizando seu login com a conta comentada acima. Quando a página seguinte for aberta, será necessário buscar a opção “Simular Aposentadoria”. Feito isso a pessoa terá acesso a todos seus dados e informações sobre a previdência.

Nessa etapa será possível alterar informações que estejam incorretas Para isso, basta clicar no símbolo do lápis ao lado da informação. Ao fazer isso, uma nova página será aberta. 

Logo, após confirmar as informações surgirá o cálculo estimado do benefício, porém, a informação só é mostrada para as pessoas que possuem menos de cinco anos para aposentar ou já estão no período de direito. Fora desses requisitos, a informação não será mostrada.

Dessa maneira, vale comentar que o valor do benefício poderá variar de acordo com a modalidade escolhida pela pessoa. Aqueles que estão fazendo para da Regra de Transição também seguem bases diferentes. 

Sendo assim, as pessoas que possuem interesse em escolher qual a melhor forma de aposentar ou qual o modelo mais vantajoso deverão ter acesso a um especialista que possa auxiliar no momento da escola. 

Veja também: INSS anuncia 3 novas regras para se aposentar a partir de 2023: confira!