Quando será divulgado o resultado do Encceja 2022?

Enquanto o resultado oficial não é divulgado, os estudantes que realizaram o exame podem conferir o gabarito das provas objetivas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou a data de divulgação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. Os estudantes que realizaram as provas podem conferir o resultado do Encceja a partir do dia 22 de dezembro.

O exame criado em 2002 confere certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio a quem não terminou essas etapas na idade regular. Para obter a certificação do ensino fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos. Já para o ensino médio, o participante deve ter no mínimo 18 anos.

Podem realizar a prova os estudantes que moram no Brasil e também aqueles que estão no exterior, incluindo as pessoas privadas de liberdade ou em medidas socioeducativas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através da página do exame. O Inep costuma abrir inscrições para o exame no mês de maio e as provas acontecem em agosto.

Quando será divulgado o resultado do Encceja 2022?
Os estudantes podem conferir o gabarito no site oficial do Encceja. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Resultado do Encceja 2022

O exame foi aplicado no dia 28 de agosto, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação, para mais de 547 mil participantes. O Encceja avalia o conhecimento escolar dos participantes e também leva em consideração a relação com a família, comunidade e trabalho, se for o caso. O resultado oficial do Encceja será divulgado no dia 22 de dezembro no site (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial).

Para os estudantes que fizeram o Encceja no Brasil, o certificado será entregue através da Secretaria de Educação do município ou de instituições conveniadas ao Inep. Pessoas privadas de liberdade terão acesso ao certificado por meio de seus responsáveis pedagógicos. Aqueles que moram no exterior devem procurar as embaixadas e consulados do Brasil nos países que recebem o exame.

Para obter o certificado é preciso atingir a pontuação mínima de 100 pontos, em cada uma das quatro provas objetivas, e nota igual ou menor a 5 na redação dissertativa argumentativa. Os gabaritos das provas objetivas já foram divulgados e podem ser acessados no site do exame. A certificação pode ser usada para o ingresso em faculdades.

Veja também: Cursos ON-LINE e GRATUITOS do Ministério da Educação: veja como se inscrever

Como são as provas?

As provas são aplicadas em todos os estados brasileiros, em um único dia, nos turnos da manhã e da tarde. A avaliação é composta por um total de 120 questões objetivas, 30 de cada disciplina e 60 realizadas em cada turno, mais uma redação. A divisão das disciplinas e os conteúdos abordados são diferentes, conforme o nível da certificação.

As provas de nível fundamental são divididas em:

  • Ciências naturais;
  • Matemática;
  • Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física;
  • História e geografia.

As provas de nível médio possuem as seguintes disciplinas:

  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias.

Em 2022 os temas da redação foram “O papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil” para a certificação de nível fundamental e “Desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente” nas provas de nível médio. Os textos deveriam ter 30 linhas e seguir o padrão cobrado no Enem, a redação vale de 0 a 10 pontos.

Veja também: Calendário completo do MEC para 2023: Fies, SiSU e ProUni com data para inscrição