Confira quando é preciso atualizar os dados do Cadastro Único para não perder os benefícios

Manter o Cadastro Único atualizado impede a perca de auxílios

O Cadastro Único funciona como um instrumento de coleta de dados para que os governos municipais, estaduais e federal possam identificar as famílias de baixa renda no Brasil. Dessa forma, a partir do cadastro, essas pessoas podem estar aptas a receber os benefícios de assistência social do governo. Além disso, é importante que sempre que acontecer alguma coisa com algum dos membros da família, se atualize o cadastro.

Por isso, confira a seguir quando é necessário atualizar as informações do CadÚnico

Saiba como atualizar o CadÚnico. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quando atualizar os dados do Cadastro Único?

O Cadastro Único é o primeiro passo para garantir os direitos das famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Assim, é importante que os dados estejam sempre atualizados para que se evite perder os benefícios de programas como o Auxílio Brasil. As informações em questão servem para que o os governos possam implementar políticas públicas que supram as necessidades e promovam uma melhoria de vida para as famílias inscritas no programa.

Dessa forma, os programas de assistência social consultam as informações do CadÚnico para poder distribuir os benefícios como a Tarifa Social de Luz, Vale-gás e Auxílio Emergencial.

Para começar, quem pode se cadastrar no programa?

Para se cadastrar é preciso cumprir alguns benefícios referentes a renda. Assim, pessoas que moram sozinhas e famílias podem fazer parte do Cadastro Único caso comprovem algumas das seguintes questões:

  • A soma dos salários de todos os membros da família equivaler a três vezes o salário mínimo, ou seja, R$ 3.300;
  • Quando o valor somado de todos os salários da família for dividido pelo número de membros o valor total ser equivalente a R$550 por mês, o que é metade de um salário mínimo;
  • Pessoas que estiverem em situação de rua, podendo estar sozinha ou com sua família.

Além disso, a partir da inscrição, serão registradas as informações sobre a identificação de todos os indivíduos da família, nível de escolaridade, as características do domicílio e também a situação de trabalho e renda.

Saiba mais: Beneficiários do CadÚnico podem solicitar novo KIT específico do Governo; saiba mais

Como e quando atualizar o Cadastro Único?

A atualização do cadastro deve ser feita sempre que a situação de alguém do grupo de beneficiários mudar. Isso porque assegura a qualidade dos dados para que o governo possa estar ciente da situação das famílias. Ainda, é importante para que não se perca os benefícios.

Para atualizar os dados, então, basta entrar no site do Ministério da Cidadania (bit.ly/3CFMMSz) no aplicativo do Cadastro Único, disponível para smartphones iOS e Android (bit.ly/3RHAA83).

Quando deve ser feita a atualização?

Os fatores que levam a necessidade de mudança do cadastro são a composição familiar, renda, endereço e mudança de escola de crianças e adolescentes. Além disso, as mudanças tem até dois anos para serem feitas. Com a atualização informadas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), o responsável familiar deve passar por uma nova entrevista para validar os dados que foram declarados para atualizar a inscrição.

Confira também: Cadastro Único GARANTE acesso a diversos benefícios do Governo: Inscrição pode ser feita pela internet?