Quando começa a inscrição do Enem 2023?

Confira quando inicia as inscrições do Enem 2023

Criado em 1999, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tinha por objetivo inicial analisar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio. E somente a partir de 2004 que a prova passou a ser usada como canal de entrada em instituições de ensino superior e, ao longo do tempo, passou a substituir o vestibular. 

Além disso, o Enem atualmente é o principal meio de ingresso em instituições de ensino privadas, já que a nota pode conceder um total de 50% e até 100% de desconto nas bolsas. 

Às vésperas do encerramento da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio, que termina neste domingo (20), os vestibulandos e futuros concluintes do ensino médio, já estão se questionando sobre o Enem 2023. 

Quando começa a inscrição do Enem 2023?

enem 2023

Imagem: Vestibulares 2023

As inscrições para o Enem 2023 ocorrem no período de 30 de Junho a 14 de Julho. 

Cronograma Enem 2023 

  • Pagamento das taxa: 19/07
  • Solicitação de atendimento especial: 30 de junho a 14 de julho
  • Provas: 21 e 28 de novembro

As datas não foram oficializadas pelo MEC ainda, mas estaremos atualizando no decorrer dos meses. 

O que mudou no Enem 2023?

O processo de mudança no formato do Enem 2023 ainda está em discussão. De acordo com o Ministério da Educação, a mudança efetiva é prevista para a edição de 2024. Neste ano, a prova passará a ter duas fases, sendo uma para todos os participantes e outra inteiramente optativa. 

Na obrigatória, o estudante será avaliado conforme a Base Nacional Comum Curricular, ou seja, priorizando língua portuguesa e matemática, além da redação dissertativa argumentativa e língua estrangeira. Já na optativa, o participante vai ser avaliado de acordo com o curso superior que pretende cursar. 

Como pedir isenção do Enem 2023?

Para aqueles que não possuem gratuidade para realizar a prova, o Inep possibilita o pedido de isenção do Enem 2023. Para isso, o  participante deve: 

  1. Acessar o portal do Inep para inscrição do Enem (enem.inep.gov.br);
  2. Clicar em Inscrições e depois preencher o formulário com as informações solicitadas;
  3. Optar pela isenção das taxas; 
  4. Responder às questões socioeconômicas. 

Vale lembrar que o momento de se preparar para o Enem é agora, tá!? Revisitar as provas de anos anteriores é uma dica recorrente entre os vestibulandos, já que temas gerais são sempre abordados. 

O que vai cair no Enem 2023?

No momento, o Exame Nacional do Ensino Médio segue a matriz programática das instituições de ensino. Por esse motivo, é certo que na prova haverá: Redação; Ciências Humanas: História, Filosofia, Geografia e Sociologia; Matemática e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Artes, Literatura, Tecnologias da Informação e Comunicação, Língua Estrangeira e Educação Física. 

É importante que no momento de estudar para a prova, o candidato avalie que temas foram recorrentes em cada disciplina nas últimas edições. 

Veja também: Quando sai o resultado OFICIAL do Enem 2022?