Qual a nota necessária para passar no ENCCEJA 2022 e receber a certificação do Ensino Médio e Fundamental?

Veja como funciona o processo de correção das provas e convocação dos candidatos

Estão marcadas as datas para o novo Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Uma avaliação pública ocorrerá em agosto, de acordo com um calendário divulgado em fevereiro. A pontuação necessária para passar no Encceja 2022 é de 100 pontos em cada teste objetivo.

Além disso, a composição deve atingir no mínimo 5 pontos. Os aprovados no exame podem receber um certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio de acordo com a situação da matrícula. Vale ressaltar que essa avaliação está disponível apenas para aqueles que não concluíram esses níveis de ensino na idade adequada. Ficou curioso? Veja abaixo mais detalhes!

Qual a nota necessária para passar no ENCCEJA 2022 – Foto: Encceja

Nota necessária para o Encceja 2022

O exame regular, agendado para 28 de agosto de 2022, terá 30 questões objetivas sobre diferentes assuntos abordados pela escola, dependendo do grau exigido. Ao se inscrever, os participantes podem selecionar áreas que não obtiveram notas mínimas nas versões anteriores do exame.

Segundo o site do governo federal (https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/exame-nacional-para-certificacao-de-competencias-de-jovens-e-adultos-encceja), “as pontuações são calculadas de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), de modo que a média não é exatamente proporcional ao número de acertos devido à dificuldade das questões”.

Veja também: Segunda chamada do ProUni começa na próxima semana; veja o cronograma oficial e como participar

Ou seja, as perguntas têm pesos diferentes. Portanto, os candidatos devem atingir pelo menos 100 pontos em cada área de conhecimento. A nota exigida para uma dissertação aprovada no Encceja 2022 é 5, e o texto é avaliado numa escala de 0 a 10. A parte objetiva será corrigida por um sistema de leitura óptica, e o papel terá dois corretores.

Como funciona a correção da redação?

Dois corretores analisarão o texto de forma independente. Portanto, todos serão avaliados de acordo com os critérios do exame. Se a diferença de pontuação entre um e outro for inferior a quatro pontos, será feita a média para obter a nota final. Veja o exemplo abaixo:

Veja também: Bolsa aluno de R$ 200 disponível através de Secretaria da Educação; são mais de 3 mil vagas em cursos profissionalizantes na região!

  • Modificador I: 5 pontos;
  • Corretor 2: 7 pontos;
  • Média: 6 pontos no exame.

Se as pontuações diferirem em mais de 4 pontos, o texto será corrigido por uma terceira pessoa. O último agente pontuará a redação do Encceja 2022, que será oficial. Portanto, todo cuidado é pouco na hora de montar a redação, seguindo a proposta do tema e as normas da língua portuguesa.