QR Code pode roubar meu dinheiro? Entenda a trama por trás desta tecnologia e como se proteger dos golpes

Saiba mais sobre essa tecnologia; leia.

O QR Code é uma tecnologia criada por uma equipe japonesa que visava promover um avanço do já popular e antigo código de barras. A tecnologia foi criada no ano de 1994 e possuía como objetivo permitir que celulares com câmeras fossem capazes de escanear o código do QR Code.

Décadas mais tarde, a tecnologia usada para desenvolver o QR Code passou a ser utilizada cada vez mais e, hoje em dia, já é possível encontrá-los em qualquer lugar. Seja em programas de televisão, seja em restaurantes que possuem um cardápio digital que pode ser acessado por meio da leitura do QR Code, ele está lá, presente. 

Contudo, apesar de ser uma tecnologia que pode tornar a vida mais prática, é preciso tomar alguns cuidados quando se trata de fazer o escaneamento do QR Code com o nosso celular, pois é possível sofrer algum ataque de hackers, dependendo da situação.

QR Code pode roubar meu dinheiro? Entenda a trama por trás desta tecnologia e como se proteger dos golpes / Imagem: Divulgação.

Como o ataque funciona?

Os hackers que se utilizam dessa ferramenta para aplicar golpes podem escolher dentre diversas formas para que isso aconteça. Um dos modos mais comuns de aplicar um golpe por meio do recurso do QR Code é através do phishing. 

Isto é, quando a pessoa escaneia o código, ela é levada para uma página que pode realizar o roubo de dados pessoais ou até mesmo de dinheiro. Além disso, outra forma muito comum é a de direcionar a pessoa para uma página capaz de fazer o download de um malware, um software que possui a capacidade de infectar o celular da pessoa que realizou a leitura do QR Code.

De acordo com um especialista na área de segurança da informação da empresa Eset, Daniel Cunha Barbosa, a maior chance é de esses golpes sejam aplicados através de QR Codes impressos, e não digitais, uma vez que seria necessário um esquema mais complexo para conseguir abalar a estrutura do QR Code digital.

Veja também: Sensor de proximidade do WhatsApp; saiba como desativar este recurso no app

Como fazer para nos proteger?

É preciso tomar alguns cuidados em relação à leitura de QR Codes para que não caiamos em golpes. O primeiro deles é prestar atenção nas autorizações que a página aberta após a leitura do código pede. Desconfie se pedir autorização para realizar algum download no seu celular.

Além disso, é preciso desconfiar de QR Codes que estejam em locais que não apresentam uma determinada segurança. Também, note qual é o link que foi aberto após o escaneamento e veja se ele está encurtado ou não. O encurtamento do link pode representar um perigo.

Veja também: Funções secretas do iPhone: Conheça 4 recursos escondidos no celular da maçãzinha