PS6 promete evolução gráfica com ray tracing até 10x mais forte

A Sony está desenvolvendo sua próxima geração de consoles, a PlayStation 6, que promete avanços significativos no desempenho gráfico, especialmente em relação ao ray tracing. De acordo com informações recentes, a nova console deve oferecer um desempenho de ray tracing entre cinco e dez vezes superior ao da atual PlayStation 5.

No que diz respeito à rasterização, que é a técnica utilizada para transformar gráficos tridimensionais em imagens bidimensionais, a melhoria deve ser mais sutil, com estimativas indicando um desempenho cerca de três vezes maior em comparação ao modelo anterior. Essa evolução é semelhante à que ocorreu entre a PlayStation 4 e a PlayStation 5. A Sony acredita que a rasterização já está em um nível satisfatório e prefere focar na eficiência para manter os custo de fabricação dentro de limites razoáveis. A meta é garantir resoluções 4K a 120 quadros por segundo em televisores convencionais.

A nova PlayStation 6 contará com um chip gráfico e de processamento central nomeado “Orion”. Esse chip usará a arquitetura AMD Zen 6, com oito núcleos rodando em aproximadamente 3 GHz e até 48 unidades de computação baseadas na arquitetura gráfica RDNA 5. A memória gráfica será do tipo GDDR7, com uma largura de barramento variando entre 160 e 192 bits, podendo alcançar uma largura de banda superior a 700 GB/s, um aumento significativo em relação à PlayStation 5 Pro. Além disso, o consumo de energia deve ser em torno de 160W, o que é consideravelmente abaixo dos níveis máximos da PS5 atual.

Um benefício importante da PlayStation 6 será a sua compatibilidade com jogos das versões anteriores, tanto da PS5 quanto da PS4. Essa estratégia da Sony visa preservar o ecossistema digital para os jogadores, facilitando a transição para os novos modelos. Também há perspectivas de um novo dispositivo portátil, atualmente chamado de “Canis” ou ”Robin”, que trará um desempenho mais modesto, mas com foco em ray tracing e opções de retrocompatibilidade e streaming local por meio do Remote Play. Este modelo portátil é esperado para ter 4 núcleos Zen 6, entre 12 e 20 unidades RDNA 5 e um consumo total de cerca de 15W.

A produção da PlayStation 6 deve começar em 2027, com lançamento previsto para o final de 2027 ou início de 2028. Embora a Sony ainda não tenha confirmado essas informações, diversos vazamentos indicam que esse é o cenário mais provável. Em contrapartida, a Microsoft está desenvolvendo seu próprio sistema, utilizando um chip chamado “Magnus”, que poderá se aproximar mais de uma experiência de PC.

Assim, a próxima geração de consoles parece estar indo em direções distintas. Enquanto a Microsoft pode optar por uma abordagem mais flexível semelhante a um PC, a Sony mantém sua estratégia de um sistema fechado, mas altamente otimizado. Esta diferença poderá ser fundamental em um mercado que enfrenta pressão por preços e por inovações que vão além de gráficos mais avançados, como reconhecido por profissionais da indústria.

Atualmente, todas essas informações são baseadas em relatos de fontes não oficiais, e a expectativa é que a Sony se manifeste oficialmente após o ciclo de vida da PS5 Pro, que deve se estender até 2027.